Depois da geada, a chuva

Depois de duas geadas consecutivas registradas no final de semana, a chuva deve retornar à região a partir de amanhã. Os indicativos da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet são de que a chuva possa permanecer até o final de semana. Os danos causados pela geada ainda dependem da resposta das plantas que devem aparecer nos próximos dias, conforme dados da Emater Regional de Passo Fundo.
 
O registro de geadas no final de semana alterou a paisagem na região
Foto: Divulgação.
 
O observador meteorológico Ivegndonei Sampaio explica que as geadas registradas no sábado e no domingo tiveram intensidades moderada e fraca, respectivamente. Elas foram causadas devido à passagem de uma massa de ar de origem polar. No sábado foi registrada mínima de -0,3ºC. No domingo a mínima foi de 3ºC. “Essas temperaturas baixas registradas no final de semana não são novidade para o mês de setembro. No dia 26 de setembro de 2012 tivemos mínima de 0,5ºC, em 2013, no dia 18, mínima de -0,2º, por exemplo”, explica.
A temperatura mais baixa registrada no mês de setembro nos últimos 35 anos foi em 2006, no dia 05, quando os termômetros despencaram a -2,5ºC. “Setembro tem essa característica de ainda poder ter o registro de temperaturas negativas, então o que ocorreu não tem nenhuma novidade”, reforça.
Para a semana
A semana iniciou com mínima de 5ºC e a temperatura entrou em ligeira elevação. Hoje o dia inicia com mínima de 8ºC e deve ficar nublado a encoberto. A máxima pode chegar aos 22ºC. A quarta-feira também deve permanecer com céu nublado a encoberto com condições favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva. Amanhã as temperaturas oscilam entre 10ºC e 25ºC. Na quinta-feira o dia permanece instável com pancadas de chuva. A mínima fica em 12ºC e a máxima em 15ºC. Na sexta-feira o tempo permanece instável com pancadas de chuva. As temperaturas também variam entre 12ºC e 15ºC.
Sampaio destaca que na previsão estendida os indicativos são de que a chuva pode se estender até o final de semana. Além disso, os dados apontam que a chuva da semana pode ser em grande volume. Até a manhã de ontem, o acumulado de chuva em Passo Fundo era de 35 milímetros. Esse total representa 18% da média esperada que é de 200mm.

Lavouras de inverno
O engenheiro agrônomo da Emater Regional de Passo Fundo Claudio Dóro explica que ainda é cedo para se falar em perdas nas lavouras de inverno em função da geada. Isso porque os estragos demoram alguns dias até se manifestarem. Ainda de acordo com ele, como a geada não foi de forte intensidade e se desfez rapidamente isso deve amenizar os danos, que tendem a se concentrar apenas em áreas mais baixas das propriedades.
O que mais preocupa os agricultores daqui pra frente é a previsão de chuva em dias consecutivos acompanhadas de temperaturas elevadas. Caso se confirmem as previsões isso pode favorecer o aparecimento de doenças fúngicas para todas as culturas de inverno. No caso do trigo as lavouras estão em fase crítica, espigando e florescendo. Doenças como ferrugem, giberela e septória, que são as que ocorrem normalmente, podem causar grandes danos caso ocorram neste momento.
Fonte: O Nacional

Comentários