Unimed Erechim promove palestra sobre administração financeira pessoal

Evento reuniu convidadas no anfiteatro Dr. Sérgio Benito Maccagnini

 

 
Melhorar a relação com o dinheiro pode ser uma tarefa simples. E, de acordo com a assessora Jurídica Trabalhista da Federação Unimed/RS, Neida Marina da Silveira Lima, o segredo está no planejamento e organização orçamentária. No dia 13 de maio, Neida palestrou sobre reeducação financeira pessoal, no anfiteatro Dr. Sérgio Benito Maccagnini, do Centro de Qualidade de Vida Unimed Erechim.

“Lamento dizer, mas eu não trouxe nenhuma fórmula mágica para ganhar dinheiro”, brincou a palestrante. Entretanto, Neida indicou o caminho para um comportamento financeiro saudável. “Conviver com o dinheiro é inevitável. Contudo, se você quer resolver uma questão relacionada a este assunto, não pode delegar a terceiros. Você tem que assumir a responsabilidade”, afirmou.

Conforme a palestrante, um dos fatores que mais leva ao descontrole financeiro é o emocional . “Quando entra a emoção, o discernimento se vai e a pessoa não consegue fazer a conta básica. No momento em que vê o saldo da conta bancária no vermelho, passa a conviver com um processo de ansiedade. Muitas vezes, para reduzir este sentimento, toma um empréstimo que traz alívio momentâneo. Mas não resolve. Vai dever para outro e terá que se deparar com a cobrança da dívida”, explica.

Por outro lado, à medida que a pessoa vai se desvencilhando deste processo, a situação fica mais clara e a capacidade de enxergar a solução melhora. “Começa a ficar mais fácil se organizar, estruturar uma planilha e fazer cálculos”, pontua.

Segundo a assessora, para encontrar o equilíbrio financeiro é preciso levar em conta saberes básicos: “Saber comprar, doar, investir, negociar, partilhar, perder, poupar, valorar e vender. Temos que nos conhecer, nos educarmos e reeducarmos para a administração financeira. O dinheiro é meio de materialização. Nossa relação com ele mostra muito dos nossos valores. Basta verificar no que estamos gastando”, enfatiza.

Mas afinal, como poupar?

A resposta para a pergunta acima está na disciplina. Conforme Neida, para poupar é preciso investir tempo em auto pesquisa, auto diagnóstico, auto enfrentamento e auto superação. “Desta forma a pessoa começa alavancar mudanças e questionar-se sobre gastos”, explica. “Aconselhamos que durante quatro meses todos os gastos sejam anotados. Assim é possível levantar os centros de custos e ter uma noção de viabilidade, ou seja, se ganha mais do que gasta ou gasta mais do que ganha”, complementa.

De acordo com a palestrante, quando há autonomia financeira, há ‘enriquecimento’. “O que na verdade significa ter recursos suficientes para bancar os nossos sonhos, desejos e projetos de vida. Isto sim é riqueza. Afinal, ser avarento também não é solução para a vida de ninguém”, conclui.

Diretor apresenta projeto da nova Uniclínica

Ao serem recebidas pelo diretor de Educação da Unimed Erechim, Mario Lorenço Tormen, as convidadas puderam conhecer, em primeira mão, a maquete da nova Uniclínica.

O hospital dia terá aproximadamente 30 leitos e ocupará um andar do Centro de Qualidade de Vida Unimed.

“Com este encontro pretendemos estreitar relações e promover um momento de aprendizado e descontração”, ressaltou o diretor.

O evento, que contou com um chá antes da palestra, também marcou a passagem do Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio.



Crédito de fotos: Unimed Erechim

Comentários