Caxias do Sul - Contagem regressiva para a 9ª Edição do Mississipi Delta Blues Festival

Nesta quinta-feira,(24), sexta-feira  (25) e sábado (26),  no Largo da Estação Férrea em Caxias do Sul, acontece a 9ª edição do Mississippi Delta Blues Festival.




Algumas das atrações do MDBF 2015.
Fotos: Sérgio De Nardi / A FOLHA REGIONAL


Considerado um dos maiores Festivais da América Latina teve início em 2008 com o objetivo de realizar um reencontro entre os clientes, amigos e artistas que passaram Mississippi Delta Blues Bar ao longo do ano. Dentre as atrações do primeiro evento a presença de Magic Slim. A iniciativa foi tão bem aceita que em 2009 seus promotores repetiram a festa, sempre no mês de novembro.

A edição deste ano vem sendo chamada “Bottle Trees Edition”. Ela irá reproduzir as “árvores de garrafa”, utilizadas pelos afro-americanos do interior do Mississipi nas décadas iniciais do século XX. A cena foi reproduzida pelo diretor de “Ray”, filme inspirado na vida de Ray Charles.

Dentre as atrações para o Festival que terá início no final da tarde desta quinta-feira estão JP Soars and The Red Hots, Cedric Burnside Project, James “Boogaloo” Bolden, Bex Marshall, Tail Dragger, Annika Chambers, Alamo Leal, e Michael Hardie. E ainda: Fernando Noronha & Black Soul entre outros,  para o deleite do público cativo que estará novamente em Caxias do Sul para o Mississippi Delta Blues Festival.

Os sete Palcos:

·         BOTTLE TREES STAGE: Palco que apresenta os headliners do festival.

·         MAGNOLIA STAGE: A flor-símbolo do estado do Mississippi batiza este palco onde acontecem os shows das grandes vozes femininas do MDBF.

·         FRONT PORCH STAGE: surgiu na terceira edição do MDBF (2010). A ideia era fazer um palco diferente, típico do sul dos Estados Unidos, uma homenagem aos primeiros bluesmen que moravam em shacks. Um monumento anônimo em uma cidade de imigração italiana nas montanhas do sul de um país tropical. Um dos grandes palcos do festival, o lugar que abriga as melhores performances. Bob Stroger em 2013 recebeu o público dizendo “Welcome to my house!” Roger Rugilo, produtor Argentino, disse: “Devo ter acompanhado Bob Stroger em mais de 50 shows por toda a América do Sul e não tenho dúvidas que este (a casinha) é seu cenário favorito. Também não tenho dúvidas que as pessoas ao vê-lo ali se emocionam.”

·         MISSISSIPPI STAGE: O palco do templo sagrado do Blues no Brasil apresenta lendárias jam sessions. Duos e trios inusitados também garantem os melhores improvisos do blues.
*  FOLK STAGE: Palco que receberá performances dos artistas dessa vertente musical bastante influenciada pelo Blues
*  054 STAGE: Palco que apresentará os músicos de Caxias do Sul e região, numa alusão ao prefixo “054”, ligando a boa música feita no Rio Grande do Sul ao resto do mundo.

·         MISSISSIPPI DELTA BLUES RECORDS: Os representantes do selo Mississippi Delta BR no comando do palco.

Estão programadas as seguintes atividades paralelas:


O palco exclusivo para a dança do MDBF. Criado na edição de 2015, ele retorna neste ano, e receberá um grupo de bailarinos profissionais selecionados especificamente para as apresentações que tem a coordenação e idealização da bailarina Paula Giusto. Intitulado “Hard Times”, o projeto faz a junção da dança com o blues e a performance cênica. Composto e ambientado em função do contexto vivido atualmente no país, abordando a temática do festival (Bottle Trees), apresentará os bailarinos dentro de uma cela de prisão, onde os movimentos do corpo estabelecem relações com os elementos que compõe o cenário. A trilha sonora será executada ao vivo e foi criada especialmente para as apresentações. Ocorrerá em duas intervenções diárias, em horários determinados.

– A música folclórica celta também será representada com personalidade e irreverência com o Palco “Irish”, comandado pelo Bando Celta.
Também vão ser oferecidos Workshops Gratuitos, Tour Gastronômico Musical, Second Hand e opções de alimentação.

http://www.mdbf.com.br/ - Maiores informações consulte o site oficial.







Comentários