Rio Grande do Sul tem seis caminhoneiros em disputa pelo título de melhor do Brasil em competição da Scania
Gaúchos dominaram as duas últimas
edições da ação, que terá final nacional nesta quinta-feira; os três melhores
irão para a final América Latina, que vale um caminhão zero km
A
Scania promove, nesta quinta-feira (10/11), a final brasileira da sexta edição
do Scania Driver Competitions (SDC), no Posto Estrela Graal, em Queluz (SP).
Sessenta motoristas profissionais de caminhão, representantes de todas as
regiões do País, que foram classificados entre 42.516 inscritos, disputarão o
título de melhor do Brasil e concorrerão a três vagas para a final
latino-americana, que terá como prêmio principal um Scania Streamline R 440 6x2
zero quilômetro.
São do Estado do Rio Grande do Sul os
dois últimos vencedores. Os seis que competem este ano são: Eliardo João
Locatelli (vencedor da competição em 2014 – natural de Carazinho), Marcos
Araldi (São Leopoldo – vice-campeão de 2014), André Ferrazzo e Diogo Nichele
(Canoas), e Edgar Luis Zeni Junior e Antonio Dauri Copetti (ambos de Bento
Gonçalves).
A competição entre motoristas da
Scania nasceu em 2003, na Suécia, e tem por objetivo valorizar a profissão,
incentivar o treinamento e promover a segurança nas estradas. “A Scania é marca
líder na transição para um transporte sustentável e se orgulha de todo o
conhecimento que está deixando como legado para os mais de 40 mil inscritos. O
resultado será percebido em ações mais seguras nas estradas, profissionalismo e
aumento da autoestima dos participantes. É por este resultado que investimos
tanto em treinamento. Aliás, somos a única fabricante a promover uma ação entre
motoristas focada na qualificação”, explica Roberto Barral, diretor-geral da
Scania no Brasil.
A falta de motoristas capacitados
hoje no Brasil é um gargalo que prejudica o desenvolvimento da atividade.
Segundo a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet), um condutor
qualificado pode reduzir acidentes em 47%, gerar economia de combustível de até
15%, reduzir o tempo da viagem e o desgaste de pneus em 10% – contribuições
valiosas num mercado que trabalha com margens cada vez mais apertadas na busca
pela rentabilidade.
Os 60 melhores motoristas de caminhão
do Brasil
Chegar aos 60 melhores motoristas de
caminhão do Brasil não foi tarefa fácil. Os competidores tiveram muitos
desafios para passar pelas três fases classificatórias. “Todo o conteúdo desde
o início se baseou em temas que fazem parte do dia a dia do motorista e
contribuem diretamente para a sustentabilidade no transporte. Por isso, não
queremos apenas escolher os mais bem preparados, mas torná-los ainda melhores”,
afirma Rodrigo Machado, coordenador do Scania Driver Competitions Brasil.
Fase 1 e 2: Inscrição e simulação
online de viagem
Na inscrição, o candidato pôde
escolher em uma lista a Casa da rede Scania em que gostaria de fazer os exames
caso passasse para a fase 3. Foram convocados os mais bem colocados no ranking
das fases 1 e 2, depois de provas online numa simulação de viagem com perguntas
de múltipla escolha.
Fase 3: Etapas regionais
A fase 3 foi composta por quatro
horas de treinamento presencial, prova teórica e de check list (checagem de
itens necessários do caminhão antes de ser iniciada uma jornada). As provas
foram realizadas em dois períodos, 16, 17 e 18 de setembro e 7, 8 e 9 de
outubro, e cada um contou com dez etapas, que ocorreram simultaneamente em dez
cidades diferentes, nas Casas Scania. Os testes foram na sexta, no sábado e
domingo com um vitorioso por dia. Ao fim dessas 20 etapas em 20 locais
distintos, com três motoristas vencedores, chegou-se aos 60 semifinalistas.
Todos já ganharam um curso Programa Caminhão Escola Avançado de 40 horas,
ministrado pela Fabet ou pelo Centro de Treinamento de Motoristas da Região
Nordeste do Rio Grande do Sul (Centronor).
Fase 4 e 5: Semifinal e final
nacional
Nesta quarta (9/11), os 60
semifinalistas passaram por provas teóricas, com questões sobre legislação,
meio ambiente e condução eficaz, além de provas práticas, que testaram sua
destreza e seu controle emocional. Restarão os 27 melhores, que hoje farão a
final nacional, com novas provas de manobras, em que precisam mostrar toda a
habilidade ao volante e ainda correr contra o tempo. Cada eliminatória contará
com três motoristas, e apenas um vencedor. No último duelo, sairá o grande
campeão nacional, mas o segundo e o terceiro colocados também estarão
habilitados para a final América Latina, nos dias 26 e 27 de novembro, em São
Bernardo do Campo (SP).
Fase 6: Final latino-americana
O melhor motorista de caminhão do
Brasil, além do segundo e terceiro colocados, farão a decisão com os três
melhores condutores da Argentina, do Chile e do Peru. Os 12 disputarão o grande
prêmio, um Scania Streamline R 440 6x2 zero quilômetro.
Premiação
Os 27 melhores da final brasileira
ganharão um curso presencial “Master Driver Scania” de 40 horas. O melhor
motorista de caminhão do Brasil receberá um prêmio no valor de R$ 40.000. O
segundo colocado ganha R$ 20.000, e o terceiro R$ 10.000. Os três podem usar o
montante para compras em rede conveniada e ainda levam para casa um kit de
produtos Ipiranga.
Na final América Latina, o campeão
levará o Scania R 440, o vice-campeão, um prêmio de R$ 25 mil, e o terceiro
ganhará R$ 15 mil.
Novo nome
A partir desta sexta edição, a
competição da Scania entre motoristas mudou de denominação. Antes conhecida
como Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), o torneio, agora conhecido
como Scania Driver Competitions (SDC), foi ampliado e adotou a nomenclatura
usada na Europa e em outros países, numa padronização global.
Desde sua criação na Europa, em 2003,
nascida como Young European Truck Driver, o Scania Driver Competitions reuniu
mais de 300 mil motoristas de quase 50 países. O evento se espalhou pelo mundo
para destacar a importância do treinamento e da capacitação dos motoristas,
além de aumentar a consciência deles em relação à segurança rodoviária e à
sustentabilidade no setor de transporte. O Brasil realizou a competição cinco
vezes, em 2005, 2008, 2010, 2012 e 2014. É atualmente o recordista mundial de
participantes, com cerca de 215 mil inscritos. No País, já foram oferecidas
cerca de 45 mil horas de treinamento, e 2.060 motoristas já ganharam cursos
presenciais.
O Scania Driver Competitions conta
com o patrocínio da Rede Graal, Librelato e Ipiranga. Os parceiros são C&A,
Cargill, Danone e Grupo Pão de Açúcar, além do Centronor, Fabet,
NTC&Logística, Pamcary, Polícia Rodoviária Federal, Sest-Senat e WCF, como
apoiadores.
Comentários
Postar um comentário