Sementes Estrela e Futura realizam Dia de Campo Soja 2017

A Sementes Estrela e a Futura Agrícola promoveram, na tarde desta quarta-feira, 15 de fevereiro, o Dia de Campo Soja 2017. Mais de 400 produtores rurais, clientes e cooperantes da região estiveram presentes na Fazenda Roseira, em Jacutinga, para conhecerem os últimos lançamentos de cultivares para a próxima safra, cujo foco é o alto potencial produtivo, vigor e excelente sanidade, e também algumas que estarão no mercado somente daqui a dois anos, que estão em teste na área experimental da Sementes Estrela. As exposições, que tiveram como foco genética de ponta e alta tecnologia, foram feitas pelas empresas parceiras DonMario, Brasmax, Monsoy, Nidera Sementes, Embrapa Trigo, TNG, Dow AgroSciences, Syngenta, Dimicron e Hypro – fábrica de bicos.


As boas-vindas aos produtores eram dadas na primeira estação, pelo Diretor Presidente da Sementes Estrela e Futura Agrícola, Efraim Fischmann, que destacou que hoje todos recebem uma carga muito grande de informação e não há mais segredo de nada, bastando acessar a internet. Porém, para ele, duas coisas são realmente importantes: confiança e time. “É importante confiar nos parceiros que fazem as recomendações, acreditando naquilo que dizem, e time, ou seja, saber decidir no momento certo”, explicou. Destacou que as equipes da Sementes Estrela e Futura são altamente qualificadas para auxiliá-los na busca de maior produtividade e, consequentemente, mais lucratividade e mais renda. Em seguida, a engenheira agrônoma do setor de sementes Aline Gerevini apresentou o histórico do uso da tecnologia na Fazenda Roseira, que produz em uma área de 1.600 ha, apresentando resultados de produtividade, tecnologia de produção de sementes, adubação no sistema, mapas de colheita, amostragem de solo, insumos e plano de rotação de culturas.
Na segunda estação, da Sementes Estrela, os produtores conheceram plantas com sementes com alto vigor, elevada qualidade sanitária e alta qualidade física, livre de invasores. Foi feito alerta para a importância, na hora do plantio, para a velocidade e distribuição das sementes no solo. Segundo o gerente de sementes da área comercial da Sementes Estrela, Leandro Berlanda, hoje já se pode colher mais de 80 sacos/ha, mas a partir do ano que vem, logo se chegará a mais de 100 sacos/ha. Segundo ele, semente vigorosa aumenta em 30% a produtividade.

ALTA TECNOLOGIA

Na próxima estação, a Donmario apresentou três novas cultivares com tecnologia intacta e falou sobre a filosofia da empresa que está embasada em três pilares: genética, manejo e qualidade e falou do tempo longo que uma nova cultivar leva para chegar ao mercado. Destacou que no Brasil existem 19 multiplicadores de sementes da Donmario, sendo que a Sementes Estrela é uma delas.
Nas estação da Brasmax, Monsoy e Nidera também foram apresentadas as novas cultivares para as próximas safras. A Embrapa Trigo os produtores foram alertados para a necessidade de cuidados com o solo, por meio de rodízio de culturas e adubo verde, uma vez que é o solo que dá água para as plantas. Segundo o especialista, com apenas cinco dias sem chuva, as plantas de verão já sofrem.
Outras estações que chamaram a atenção foram da TMG, com a tecnologia Inox que conta com genes resistentes a doenças, e da Dow AgroSciences com o pré-lançamento do Sistema Enlist, uma das inovações mais recentes para controle de plantas daninhas, que associa características de tolerância a moléculas herbicidas consagradas, com diferentes modos de ação, além de herbicidas com formulação inovadora, tornando o controle de plantas daninhas mais eficiente e flexível. A empresa também tratou dos conceitos de boas práticas agrícolas, um trabalho que beneficia agricultores por meio de iniciativas que contribuem com a sustentabilidade do agronegócio.
Na estação da Syngenta destaque para a produtividade das variedades e posicionamento de produtos, além do tratamento industrial de sementes. Já na estação da Dimicron, os anos de trabalho e muita pesquisa realizada pela equipe de profissionais, altamente qualificada, da Dimicron foram apresentados com o Programa Construindo Plantas. Também foi mostrado o seu portfólio de produtos como Dimilon e Dimitônico.

NOVO BICO PARA PULVERIZAÇÃO

Finalizando, na última estação a empresa Hypro, que fabrica bicos de pulverização para fabricantes de de pulverizadores de todo o mundo, apresentou um bico novo, desenvolvido na Inglaterra juntamente com a Syngenta, com o objetivo de melhorar  a qualidade de penetração do produto na parte inferior da planta, visando controle de fungos e insetos. O bico traz uma inovação que é a inclinação do ângulo em 37,5º, podendo a chegar a 100 gotas de medianas a grossas para ter mais velocidade de penetração. Conforme anunciou o técnico, a Sementes Estrela e a Futura são as únicas empresas no Brasil autorizadas a distribuir o bico.

Comentários