Centro Integrado Renascer será reinaugurado segunda-feira, dia 15

          O governo municipal, através da da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, realiza solenidade de reinauguração do Centro Integrado Renascer (Cir) na próxima segunda-feira (15) às 08h30min. O local foi totalmente reformado para melhor atender às crianças e adolescentes que participam das atividades desenvolvidas sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. O evento contará com a presença de autoridades, entre elas o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo (PP), do vice-prefeito Elgido Pasa, secretários municipais e toda a comunidade está convidada participar da cerimônia.
         O Centro Integrado Renascer iniciou suas atividades em 11 de janeiro de 1994, com o objetivo de atender crianças e adolescente em situação de risco pessoal e social. A proposta inicial foi realizada pelo Comdica (Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente) e executada pela Secretaria Municipal de Educação.
         Em 1º de setembro de 1995, foi inaugurado o prédio próprio de Centro Integrado Renascer (CIR) com duas construções, uma para abrigo e outra para o Programa de atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, com o objetivo de servir de suporte ao Conselho
Tutelar.
         De 1994 até o ano de 2004, o programa de atendimento para crianças e adolescentes era mantido com recursos próprios do município de Getúlio Vargas e da sociedade organizada, com campanhas e incentivos fiscais e com parceria da Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social, da Fundação Gaúcha do Trabalho (FGT) e a Fundação Centro Brasileira para Infância e Adolescência ( FCBIA).
         No ano de 2005, o município passa a executar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, um programa do Governo Federal, através de atividades realizadas em turno inverso da escola, com Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto (ASEMA).
        A partir de 2010, o Centro Integrado Renascer, Entidade Pública de Assistência Social, passou a ser coordenado pelo CRAS (Centro e Referência de Assistência Social) da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social. Dessa forma, contemplaram-se as diretrizes do SUAS
(Sistema Único de Assistência Social) e a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.
         Em junho de 2013, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil passa por reordenamento, passando a ser denominado Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, sendo este o serviço oferecido atualmente.
         Para melhor oferecer e qualificar os serviços o poder público municipal, no segundo trimestre de 2018, iniciou as obras de infraestrutura melhorar e qualificar o atendimento, sendo entregues à comunidade nesta segunda-feira, dia 15.


Comentários