Formação Continuada marca o início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino de Getúlio Vargas
Com
uma Formação Continuada para os profissionais que atuam na rede municipal teve
início o ano letivo de 2020 na Rede Municipal de Ensino de Getúlio Vargas. O evento,
realizado na segunda-feira, 17, no Salão de Atos da prefeitura, contou com uma
palestra com o tema “Uma maneira negligenciada de ser: a maneira empática”, ministrada
pelo Professor Dr. Felipe Biasus, da URI Campus Erechim.
O evento foi no Salão de Atos da prefeitura |
A
abertura oficial foi feita pela secretária municipal de Educação, Cultura e
Desporto, Sandra Betiatto, que deu as boas-vindas aos profissionais da
educação, destacando que as equipes gestoras das escolas iniciam o ano letivo
com formação específica acerca do tema “empatia”, que é uma das Competências
Gerais da BNCC e tema gerador do XXV Fórum Municipal de Educação deste ano de
2020. Conforme falou, a escolha do tema justifica-se pela importância de
fortalecer os vínculos interpessoais no ambiente de trabalho, o diálogo, a resolução
de conflitos e a cooperação, visando ao bem-estar dos profissionais de
educação. Sandra aproveitou a oportunidade para apresentar a nova equipe do
Setor Pedagógico e das outras áreas ligadas à sua Secretaria.
Também
desejou um ótimo retorno às escolas o vice-prefeito Elgido Pasa, no dia
ocupando o cargo de prefeito em exercício. Ele também destacou a importância da
busca da informação e do conhecimento. Informou a todos que a prefeitura passa
constantemente por avaliação de desempenho e uma das áreas melhor avaliada é a
educação. “A educação sempre desponta, o que comprova o excelente trabalho
realizado por todos vocês, do empenho e dedicação de cada um de vocês”,
reforçou. Segundo Pasa, isso faz com que todos contribuam para uma sociedade
mais justa, mais humana, com mais educação e paz.
Antes
da palestra, foi realizada uma encenação do Leiturildo e da Leiturilda com base
no livro “O lenhador e a pomba”, resultando em uma reflexão para todos. Logo
após a palestra, os professores, em grupos, deram continuidade à (re)construção
do Plano de Trabalho por área do conhecimento, tendo em vista a implementação
da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O
retorno dos estudantes aos bancos escolares aconteceu no dia 18, terça-feira, quando
aproximadamente 1.200 estudantes, da Educação Infantil aos Anos Finais, retornam
às salas de aula, juntamente com 115 professores.
A PALESTRA
Professor Dr. Me. Felipe Biasus |
A
palestra ministrada pelo psicólogo professor Dr. Mestre Felipe Biasus teve como
temática a empatia. Ele discorreu sobre como cada um pode pensar o processo de
escolarização, mais precisamente a facilitação da aprendizagem, através de
algumas atitudes. Nesta questão, Felipe Biasus citou o filósofo humanista Carl
Rogers, que tem uma abordagem centrada na pessoa, que estabelece algumas atitudes
de favorecimento do crescimento do desenvolvimento. Uma delas é a empatia,
associada à questão da valorização da pessoa, de maneira incondicional, e
também da autenticidade do professor. Essas três atitudes: a congruência, a
condição empática e a aceitação incondicional favorecem o crescimento das
pessoas.
Segundo
o psicólogo, a abordagem centrada na pessoa, mais que uma teoria, trata-se de
um jeito de ser; mais que técnica, trata-se de um conjunto de atitudes. A base
da natureza humana é essencialmente positiva e voltada para o ser
autorrealização: cada pessoa possui um impulso natural para ser o mais
competente e capaz que possa ser.
Conforme explicou Felipe, a teoria de
Rogers implica num modelo de educação onde o aluno tenha liberdade e responsabilidade
na escolha de caminhos que possam auxiliar a construção do conhecimento e que
este só se concretiza quando o aluno é um agente ativo e o professor um
facilitador nesse processo. Dentro desse contexto, o aluno torna-se o centro da
sala de aula, podendo nomear conteúdos que considera relevante para sua vida
mantendo, a partir daí, uma relação interpessoal com o facilitador que por sua
vez deve ser autêntico e confiar na potencialidade de cada aluno possibilitando
liberdade de expressão sem nenhum preconceito ou aversão.
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