Setor da construção civil retorna as atividades neste sábado (28) em Getúlio Vargas

O prefeito Maurício Soligo (PP) anunciou na tarde desta sexta-feira (27) a alteração do decreto de 20 de março que declara situação de calamidade pública no município de Getúlio Vargas. Com esta medida fica autorizada a partir da manhã deste sábado (28) a retomada das obras e construção civil bem como a reabertura dos estabelecimentos de materiais para o setor. As restrições às demais atividades econômicas previstas no decreto de 20 de março continuam valendo.

Presidente da CDL, Secretária Municipal da Saúde,
prefeito e presidente da ACCIAS na coletiva
realizada na tarde de hoje no Centro Administrativo
Municipal


O chefe do executivo adiantou que esta prevista para segunda-feira (30) adequações no decreto de situação de calamidade pública do Estado do Rio Grande do Sul. Explicou que a partir da decisão do governador Eduardo Leite (PSDB), que poderá flexibilizar a reabertura do comércio, o executivo fará as adequações no decreto municipal. Disse que assim estará atendendo ao pedido da ACCIAS e CDL, mas reforçou que todas as ações preventivas continuem sendo tomadas.
Alceu Enricone e Cleiton Domboski, presidente da ACCIAS e CDL, respectivamente, também participaram da coletiva. Os dirigentes das duas entidades relataram que mediante consulta aos associados apuraram o desejo da maioria em retomar as atividades comerciais. Eles falaram acerca dos problemas de toda a ordem que resultam do fechamento do comércio e outras atividades produtivas. Por fim, reiteraram a necessidade de se manter todas as medidas protetivas para conter o avanço do Coivid-19.
Um balanço da área da saúde foi feita pela titular da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social. Graziela reafirmou que dos três casos suspeitos de pacientes com o novo coronavírus, dois deram negativo e o outro não tinha os critérios necessários para a realização do exame. Sobre os 29 pacientes que apresentaram alguns dos sintomas falou que estão medicados e em isolamento. Falou também sobre a campanha da vacina da gripe e que cerca de 50% dos idosos já foram vacinados. Disse que um novo lote de vacina está sendo aguardado. Ela respondeu a inúmeras perguntas e falou sobre os motivos que levaram a centralizar o atendimento na UBS Santo André, os horários de atendimento da UBS, que acontece inclusive nos finais de semana.

Confira a integra do decreto assinado na tarde de hoje. 


PREFEITURA MUNICIPAL DE GETÚLIO VARGAS 


 DECRETO Nº 3.473 DE 27 DE MARÇO DE 2020 Altera o Decreto Municipal nº 3.469 de 20 de março de 2020, que declara situação de calamidade pública no Município de Getúlio Vargas -RS e dá outras providências. MAURICIO SOLIGO, Prefeito Municipal de Getúlio Vargas, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições, e considerando a Nota Técnica Conjunta nº 01/2020 – CAOURB – CAODH, DECRETA: Art 1º. Fica incluído o incisos XXIII no artigo 3º do Decreto Municipal nº 3.469 de 20 de março de 2020, que declara situação de calamidade publica no Município de Getúlio Vargas -RS, passando a ter a seguinte redação: Art. 3º (…) XXIII – Obras e construção civil, bem como os estabelecimentos que comercializam materiais para setor, devendo ser respeitadas as medidas previstas no artigo 5º do presente Decreto. Art. 2º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. 

PREFEITURA MUNICIPAL DE GETÚLIO VARGAS, 26 de março de 2020. 

MAURICIO SOLIGO, Prefeito Municipal. 

Registre-se e publique-se. 

ROSANE FÁTIMA CARBONERA CADORIN, Secretária de Administração. 

Comentários