Médico da UBS de Ipiranga do Sul dá dicas de prevenção sobre a Covid-19


Esta semana, o médico ginecologista, que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ipiranga do Sul, Rogério Burlamaque, falou sobre a pandemia do Coronavírus e deu dicas importantes sobre prevenção à população ipiranguense.


De acordo Rogério, Covid-19 é uma doença causa pelo Coronavírus, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a um quadro respiratório grave. “Quando paciente apresentar sintomas, esses podem ser: tosse, febre, corisa, dor de garganta e dificuldade para respirar”, destacou.
Segundo o médico, a transmissão acontece de diferentes formas. “De uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio do toque ou aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, ou também do contato com objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, brinquedos, cuias e bombas de chimarrão, teclados de computador, além de objetos de uso pessoal como garfos, pratos e facas”, exemplificou Rogério, evidenciando que o diagnóstico é feito por meio da presença de critérios clínicos e também através do histórico de contatos próximos ou domiciliar nos últimos sete dias antes do aparecimento dos sintomas com confirmação laboratorial para a Covid-19.
Para o médico, se proteger, através de simples atitudes, garantem proteção a todos. “Lavar as mãos regularmente; usar álcool em gel; ao tossir e espirrar cobrir a boca com lenço ou com o antebraço; evitar tocar olhos, boca e nariz quando não se está com as mãos lavadas; manter distância de até dois metros de quem estiver tossindo ou espirrando; evite abraços, beijos e aperto de mão; higienizar celulares e brinquedos com frequência; dormir bem; utilizar máscaras e lavá-las sempre que necessário; alimentar-se de forma saudável; e não compartilhar bombas de chimarrão ou mesmo objetos pessoais”, lembrou Rogério.

Comentários