VII Fórum Gaúcho do Trigo e VIII Fórum Norte Gaúcho do Milho inicia nesta quarta-feira

          Palestras no formato online serão

 realizadas também nos dias 29 e 30 de abril.



 

Inicia nesta quarta-feira, 28, as apresentações das palestras do VII Fórum Norte Gaúcho do Trigo e VIII Fórum Norte Gaúcho do Milho, que serão realizados de forma on-line, por meio dos canais de YouTube e Facebook, nos dias  28, 29 e 30 de abril. As palestras iniciam às 19 horas. No dia 29, haverá uma live com a presença de palestrantes e mediador com assuntos importantes sobre as duas culturas.

Os Fóruns Norte Gaúcho têm como público alvo produtores rurais, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, professores e acadêmicos de toda a Região do Alto Uruguai e Norte do Estado do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo trazer informações estratégicas e técnicas para o setor agrícola, em âmbito local e regional.

São patrocinadores do evento: Sicredi Sul Minas, Banco do Brasil, Pionner, Cotrijal, Biotrigo, Brevant Sementes, Cooperativa Santa Clara, Senar RS e Bayer. O evento é uma organização conjunta do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Prefeitura de Getúlio Vargas, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas, Associação dos Engenheiros Agrônomos da Regional Getúlio Vargas, Emater Ascar/RS Getúlio Vargas e Unideau.

 

PROGRAMAÇÃO

DIA 28 DE ABRIL DE 2021 – 19H

Palestra: PROJEÇÃO DE NEUTRALIDADE: O QUE ISSO SIGNIFICA NO REGIME DE CHUVA E TEMPERATURA NO RS?

Palestrante: Estael Sias

Graduada em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e Mestrado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (2003). Por mais de 6 anos atuou como supervisora da equipe de meteorologistas da Defesa Civil do Estado de São Paulo pela Somar Meteorologia. Adquiriu experiência no monitoramento do tempo, avaliação de cenários de risco para emissão de alertas meteorológicos. Ministra palestras para os órgãos que compõem o Sistema Estadual de Defesa Civil.  Desde de 2012 é sócia diretora da empresa MetSul Meteorologia e atua em vários setores com foco na previsão do tempo e clima para o estado do Rio Grande do Sul.

 

Palestra: ANÁLISE E PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DO MILHO

Palestrante: Antônio da Luz

Economista, Mestre em Economia e Doutorando em Economia do Desenvolvimento pela PUC-RS, além de ser pós-graduado em Master Business Economics e também Derivativos Financeiros. Atua como Economista-Chefe do Sistema Farsul e também Professor Titular das disciplinas de Comercialização e Microeconomia em cursos de Pós-Graduação (Especialização e MBA) na ESPM. Atuou como economista da Agenda 2020 e também como Corretor de Bolsa de Valores Mobiliários. Antônio da Luz é um dos 89 economistas brasileiros e estrangeiros que são consultados pelo Banco Central para elaboração do Relatório Focus com as expectativas de mercado para PIB, Inflação, Juros, Câmbio, etc. Foi eleito em 2017 como Economista do Ano pelo Corecon-RS.

 

 DIA 29 DE ABRIL DE 2021 – 19H

Tema da live: NOVOS DESAFIOS PARA A CULTURA DO MILHO

Mediador: José Fernando Malta Herzog

Palestrantes: Mauricio Pasini e Felipe Manfron

 Engenheiro Agrônomo Dr. Mauricio Paulo Batistella Pasini, Professor na Universidade de Cruz Alta, Consultor e Pesquisador Engenheiro Agrônomo Felipe Manfron, Mestre em Agronomia

 

DIA 30 DE ABRIL DE 2021 – 19H

Palestra: ANÁLISE E PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DO TRIGO

Palestrante: Antônio da Luz

Economista Chefe da Farsul

 Palestra: ASPECTOS ECOFISIOLÓGICOS E DE MANEJO PARA PRODUÇÃO COMPETITIVA E SUSTENTÁVEL DO TRIGO

Palestrante: João Leonardo Fernando Pires

Graduado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1995), Mestre em Fitotecnia/Plantas de Lavoura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Fitotecnia/Plantas de Lavoura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atuou como pesquisador e gestor na FEPAGRO (hoje SEAPDR/RS). Desde 2003 é pesquisador da Embrapa, atuando na Embrapa Trigo em Passo Fundo, RS, na área de Sistemas de Produção. Atualmente, coordena a rede de experimentação de inverno (cevada, trigo e triticale) da Unidade com foco na avaliação de linhagens candidatas a novas cultivares comerciais, além de realizar pesquisas sobre manejo de trigo/soja e Agricultura de Precisão, voltados para produção competitiva e sustentável de culturas produtoras de grãos na Região Sul do Brasil.

Comentários