Getúlio Vargas realiza Dia D de Combate à Dengue

A equipe de Vigilância Sanitária e Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social realizou, nesta quarta-feira, 22 de setembro, um grande mutirão de recolhimento de pneus, vasilhames de plástico e de lata, bacias, baldes, toneis e latas de tinta. Foram 11 pontos de coleta de material com o objetivo de combater possíveis focos da dengue. Foi grande a quantidade de entulho recolhido.

Divulgação AFR


Durante a atividade os agentes de endemias também passaram orientações sobre o descarte correto dos pneus em desuso. O pneu colocado em local a céu aberto se torna um grande aliado do Aedes Aegypti, pois acumula água da chuva e possui revestimento propício para depósito de ovos e larvas do mosquito da dengue.           

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, é fundamental contar com a participação da comunidade com os cuidados contra a dengue. “A população deve colaborar com várias atitudes, como evitar a deixar garrafas e potes abertos e eliminar qualquer material que possa ser um possível criadouro do mosquito do Aedes. Não jogar lixo em área inapropriada também é uma forma de se evitar o acúmulo de água”, destaca a secretária.

Ela explica que apesar de todas as ações tomadas ainda existe uma alta incidência de casos por conta do descontrole vetorial. “O Aedes Aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. Caixas d’água também devem estar sempre tampadas. O melhor remédio para combater o mosquito é a prevenção. Fiscalizar o quintal e eliminar materiais que possam acumular água e servir de hospedeiro para as larvas tem que se tornar rotina”.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, Getúlio Vargas teve 11 casos de dengue confirmados e, no momento, nenhum caso sob suspeita. Por isso, os cuidados devem ser redobrados.

Comentários