Smecd de Getúlio Vargas promove Tech Oscar do Programa Letramento em Programação

Na noite do dia 23 de novembro, no Salão de Atos da Prefeitura de Getúlio Vargas, aconteceu o Tech Oscar, formatura dos estudantes integrantes do Programa Letramento em Programação. Na solenidade, 61 estudantes foram diplomados e receberam medalha pela participação no Programa que é uma parceria entre o município de Getúlio Vargas, o Instituto Ayrton Senna e a Faculdade Meridional (IMED) de Passo Fundo.

Divulgação AFR


O Letramento em Programação é desenvolvido nas escolas municipais de Ensino Fundamental completo - EMEF Antonio Zambrzycki e EMEF Pedro Herrerias - com estudantes de 6° a 9° ano e coordenado pela professora Vanessa Polli. O objetivo do Programa é contribuir com a promoção da educação integral e o desenvolvimento de competências socioemocionais. A partir de trilhas de aprendizagem, os estudantes são convidados a explorar conceitos e práticas do pensamento computacional por meio de vivências lúdicas, orientadas ao desenvolvimento de projetos. As atividades são desenvolvidas ao longo do ano letivo, no contraturno escolar. Os estudantes são desafiados a construir artefatos com o auxílio das linguagens de programação trabalhando em times para a construção de jogos, aplicativos e outras mídias.

Os convidados foram recepcionados pela Banda Carlos Gomes, que neste ano completa 62 anos de existência. Em seguida, os estudantes Alessandro Casanova Paludo, Gabriella Paula dos Santos, Amanda Pereira, Amanda Menegon e Guilherme Klain Gallina, da EMEF Antonio Zambrzycki, acompanhados do Professor Marcos Silva Vieira; Gabrieli Paz, Gabriel Betiatto Pacholski e Vitor Boscheto da Silva, da EMEF Pedro Herrerias, acompanhados do professor David Anderson Zanoni, apresentaram ao públio seus projetos finais.

Após a cerimônia de diplomação dos estudantes, a Secretária de Educação, Cultura e Desporto salientou a importância do engajamento dos pais e dos estudantes neste Programa que contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade e resolução de problemas. Demonstrou emoção e encantamento pelos projetos apresentados pelos estudantes. O vice-prefeito, Elgido Pasa, por sua vez, parabenizou a todos pela dedicação e comprometimento no Programa, destacando que a administração municipal é responsável por aderir ao Programa, mas quem realmente faz com que ele aconteça, na prática, são os professores e gestores escolares.

Comentários