Consulado e comitiva do Governo Polonês visitam a comunidade polonesa de Erechim

 Encontro aconteceu na Sede da Sociedade Instrutiva e Recreativa Rui Barbosa.

Divulgação AFR


A etnia polonesa de Erechim recebeu, na noite da última quinta-feira, 21, autoridades vindas da Polônia, na Sociedade Instrutiva e Recreativa Rui Barbosa.

Estiveram na cidade a Cônsul Geral da Polônia do Consulado em Curitiba, Marta Olkowska, o vice-diretor do Departamento de Cooperação Internacional com a Comunidade Polonesa e Poloneses no Exterior, Zbigniew Ciosek, a Gerente do Departamento do Ministério das Relações Exteriores, Regina Jurkowska, o Chefe de Secção Investimentos e Infraestrutura, Piotr Nowotniak, e o Secretário Geral do Consulado em Curitiba, Paulo Kochanny.

Na oportunidade a comitiva, recebida por representação de cada Grupo Polônico, conheceu um pouco mais da comunidade polonesa de Erechim, e os grupos de atuação, como a Sociedade Instrutiva e Recreativa  Rui Barbosa, o Grupo de Canto Stare i Wesole Wiarusy, o Grupo Folclórico Polonês de Erechim – JUPEM, o Centro de Língua e Cultura Polonesa Geraldo Augusto Górski  e o Grupo da Melhor Idade Rui Barbosa. Este conhecimento objetivo e preciso foi apresentado via digital.

A Cônsul Marta Olkowska afirmou estar feliz em poder visitar a cidade e a comunidade polonesa pela segunda vez, e reconheceu o grande trabalho desenvolvido pelos grupos que compõem a Etnia Polonesa de Erechim. ‘‘Com imensa alegria que vejo todas as atividades desenvolvidas na sociedade, em um lugar tão distante da Polônia, e que, após muitos anos, continua este trabalho em prol da cultura e da tradição polonesa.” “O Governo Polonês está aberto para apoiar iniciativas de Erechim, que valorizem a tradição e a cultura polonesa’’, afirmou o vice-diretor de Cooperação Internacional, Zbigniew Ciosek.

Em nome de toda etnia, Nilton Groch, Presidente da Sociedade Rui Barbosa, enfatizou o grande momento vivenciado pela Etnia Polonesa de Erechim, com a presença de representantes do Governo Polonês e do Consulado no Brasil, agradecendo pela visita, sendo estes momentos importantes para estreitar os laços entre o Brasil e a Polônia. Após a parte formal, a comitiva visitou as instalações e sua utilização pelos Grupos Polônicos, o que embasa as necessidades do espaço físico. Para encerrar todos confraternizaram em churrascaria, quando também se aprofundaram mais alguns importantes aspectos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leões Dourados quer resgatar a cultura carnavalesca em Getúlio Vargas