Encerra nesta sexta-feira o Fórum de Educação

Tendo como temática: “Entre saberes e fazeres, a Docência: a ressignificação do profissionalismo”, encerra nesta sexta-feira, 22, o XXVI Fórum Municipal de Educação, XXIII Fórum Regional de Educação e XXII Fórum Nacional de Educação. O evento, promovido pela Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, com o apoio do Centro Universitário Unideau, URI Erechim e Fundação Sicredi, iniciou na quarta-feira, 20, com o lançamento oficial da Revista Saberes e Fazeres Educativos, em solenidade realizada no Salão de Atos do Centro Administrativo da Prefeitura, em formato híbrido, com transmissão pelo YouTube, Canal do Setor Pedagógico.



            Na oportunidade, participaram do lançamento o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; o vice-prefeito Elgido Pasa; a secretária municipal de Educação, Cultura e Desportos, Sandra Betiatto; a professora Mariele Zawierucka Bressan, membro da Comissão Científica da Revista Saberes e Fazeres Educativos; a professora Helena Pokoieski, da Rede Municipal de Ensino, colaboradora da Revista; e a professora Márcia Martini Farina, coordenadora pedagógica da EMEI Barãozinho e presidente do Fórum Regional de Educação Infantil do Alto Uruguai.

            Após os pronunciamentos da secretária Sandra e do prefeito Mauricio Soligo, foi feito um bate-papo com os autores da revista, juntamente com as autoridades e Mariele Bressan. Um momento de muita riqueza onde todos valorizaram tanto o Fórum de Educação como uma política pública de formação continuada oferecida aos profissionais da educação, assim como a Revista que compartilha e impulsiona esta política e demonstra o respeito e reconhecimento às práticas educativas. Segundo Sandra Betiatto, o periódico em sua 22ª edição é reconhecido pelo Capes, o Quali Capes, que é um sistema que faz a classificação da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiro, no que diz respeito aos artigos publicados em diversos periódicos, revistas, anais e livros científicos, englobando todas as áreas do conhecimento.

            ABERTURA OFICIAL

            Na quinta-feira, 22, aconteceu a solenidade de abertura oficial, às 19h, no Auditório da Unideau, contando com a presença de autoridades, entre elas, o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; o vice-prefeito Elgido Pasa; Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto; presidente do Centro Universitário Unideau de Getúlio Vargas, Flávio Carlos Barro; vereadores, secretários municipais, vereadores, entre outros. O evento contou com a participação de professores das Redes Municipal, Estadual e Privada de Ensino de Getúlio Vargas e dos demais municípios da região.

            A conferência de abertura teve como temática: “O dia a dia do professor: da competência a excelência”, proferida pelo Prof. Dr. Vasco Moretto, tendo como coordenadora de mesa a Prof. Mestranda Sandra Betiatto - Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas.

            A sexta-feira, 22, pela manhã, inicia com um momento cultural e, a partir das 8h30min, será realizada a conferência “O Fundeb e o piso do magistério: olhares sobre o financiamento da educação municipal”, tendo como conferencista a Profª. Mariza Abreu e mediação do Prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo.

            CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

À tarde, acontecem as 14 Oficinas Pedagógicas nas salas de aulas da Unideau­­, das 13h às 15h30min. A partir das 15h45min, se realiza a Conferência de Encerramento, que terá como temática: “Sou educador!  Tenho comigo conhecimento, compromisso, ação transformadora e o Amor como Imunidade”, que terá como conferencista a Profª. Me. Vera Lucia Miranda Rosa e mediação do Profª. Me.  Ivonei Fabiano Grolli.

No dia 25 de julho, a partir das 19h, acontecem os Simpósios Temáticos, em formato online cujos eixos temáticos são: processo ensino aprendizagem/Metodologias, avaliação, gestão e educação inclusiva.

Mais uma vez, o Fórum de Educação de Getúlio Vargas foi um grande sucesso cumprindo com seus objetivos de Promover a formação continuada dos professores das Redes Municipal, Estadual e Privada do município de Getúlio Vargas e da região; promovendo um reflexão acerca dos processos educativos de modo a qualificar o processo de ensino-aprendizagem, entrelaçando teoria e prática.

Comentários