Coprel Comercialização finaliza processo de estruturação

                                   Projeto visa a evolução no processo de                                                     comercialização de energia.




 A Coprel Comercialização finalizou oficialmente sua etapa de estruturação. Este momento foi marcado por uma cerimônia com a Thymos Energia, uma das principais consultorias da área no país. Eles foram responsáveis por assessorar a Coprel no processo de implantação da comercializadora para atuar no Mercado Livre de Energia.

 Trata-se de uma formalidade, visto que a comercializadora está autorizada pela ANEEL desde abril deste ano. Em pouco tempo no mercado, já vem atuando na migração ao mercado livre de empresas de diversos ramos, como indústria, comércio e cerealistas, além de também realizar a gestão da energia para grupos de geradores hídricos (PCH’s e CGH’s) e térmicos.   

 A cerimônia ocorreu na quarta-feira (24) e contou com a participação do sócio e diretor da Thymos, Alexandre Viana. Nesta mesma semana, também foi realizada uma imersão de dois dias com a empresa, buscando os alinhamentos finais. Foram estudadas tendências do mercado de energia, além de questões específicas da Coprel.

 A Coprel Comercialização é a unidade de negócios da cooperativa responsável pela negociação no ACL – Ambiente de Contratação Livre. Atualmente, o ACL está disponível para consumidores do Grupo A – unidades com alta demanda, geralmente indústrias e grandes comércios.

 No Ambiente de Contratação Livre, a Coprel Comercialização busca as melhores condições de suprimento de energia, de forma segura e com preços competitivos aos seus clientes. Assim, se consolida ainda mais como um Agente do setor elétrico que atua há mais de 50 anos nas áreas de Distribuição de Energia, Geração, Telecom, Soluções e agora na Comercialização de Energia.

 Para o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, a comercializadora é um salto da cooperativa em direção ao futuro: “A tendência para os próximos anos é, de que todo o mercado esteja apto ao ACL. Sejam pessoas físicas ou jurídicas, independente da demanda”. Jânio detalha: “Dessa forma, torna-se um dos mercados com maior potencial de crescimento. Além de vislumbrar um excelente desempenho, já estamos observando a Coprel atravessando a fronteira da região sul”.

 A parceria entre Coprel e Thymos já vem de vários anos. Para estruturação da comercializadora, já trabalham juntos desde 2020. Mas, em outros negócios, incluindo as coligadas da Coprel, já colaboram além disso.

 Profundo conhecedor da dinâmica da Coprel, o sócio e diretor Alexandre Viana comenta que a abertura da Comercializadora é um “ganha-ganha”. Ele explica: “O consumidor paga menos, e a Coprel fideliza o cliente, fortalecendo a economia da região”. Viana também aponta: “Uma coisa que é muito admirável na Coprel é que ela pensa muito a frente. A cooperativa fez muito benchmarking internacional e trouxe as melhores práticas para cá. Assim, geralmente a Coprel está bem à frente dos demais players de mercado”.

 Sobre o impacto regional e estadual desta nova unidade de negócios da Coprel, Alexandre comenta: “Ficamos muito feliz de ver uma cooperativa no interior do RS tão avançada, e que vai oferecer pra região as mesmas opções que tem nos grandes centros. A Coprel, de fato, está na frente de muita empresa renomada internacional que não tem no brasil esse tipo de produto”.

Comentários