OAB/RS lançará campanha “Voto não preço, voto tem consequência” nesta sexta-feira

Dando continuidade a um projeto que existe na Ordem gaúcha desde 2007 e promove a conscientização da população sobre a importância do ato democrático de votar, a instituição realizará, nesta sexta-feira (23), o lançamento da campanha “Voto não tem preço, voto tem consequência”, alusiva às eleições gerais de 2022.



O evento acontecerá às 19h30 no auditório da unidade Cubo (Rua Manoelito de Ornellas, 55, Praia de Belas) e contará com a participação de autoridades e dos representantes de instituições e da sociedade civil organizada.  O evento será transmitido no canal do YouTube da OAB/RS.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destaca que, mais uma vez, a Ordem cumpre com sua missão institucional ao promover a campanha. “Este tema não diz respeito somente à advocacia, mas à toda a sociedade. Logo, é indispensável que a OAB/RS, respaldada por seu histórico democrático e de mobilização, faça sua parte”, afirmou.

Lamachia também enfatizou o papel dos profissionais do Direito e sua relevância perante a sociedade como formadores de opinião e defensores da democracia. “Temos como responsabilidade a defesa da cidadania e o zelo pela Constituição e o Estado Democrático de Direito”, completou.

Entre as ações previstas na campanha deste ano estão uma série de postagens nas redes sociais e demais mídias da ordem ratificando a importância das funções de nossos representantes, quais os cuidados na hora do voto, direitos e deveres do eleitor, entre outros temas relacionados ao momento eleitoral.

Histórico

O engajamento da OAB/RS em campanhas que envolvam a cidadania e o voto vem de longa data. Dessa forma, desde que assumiu a presidência da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, deu prioridade a conscientização do voto, escrevendo artigos, falando em eventos, até lançar, em 2010, uma campanha pela memória do voto dos eleitores. A iniciativa tinha foco na consequência do voto pelos quatro anos seguintes, destacando a necessidade de se cobrar dos eleitos uma atuação à altura do voto recebido. Além disso, OAB gaúcha instalou, no mesmo ano, o Comitê 9840 - Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, com o objetivo de acompanhar e auxiliar na fiscalização pela transparência e lisura de todo o processo eleitoral. O organismo, que reuniu várias e renomadas entidades, teve abrangência nacional, sendo implantada em todas as 27 seccionais da Ordem no país.

Em 2014, a Campanha Eleições Limpas: “Voto não tem preço, voto tem consequências” já teve grande repercussão. Com a liderança do então presidente estadual Marcelo Bertoluci, e do vice-presidente nacional, Claudio Lamachia, o foco foi reforçar a importância do voto com foco no avanço social e a efetivação dos direitos constitucionais.

Em 2018, a campanha Vote Consciente foi lançada pela OAB/RS no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, sob a liderança do então presidente Ricardo Breier e ganhou projeção nacional a partir da atuação do então presidente do CFOAB, Claudio Lamachia. Em 2022 a campanha teve continuidade nas eleições municipais.

Comentários