Coprel realiza Audiência Pública para apresentar o PACUERA da PCH Tio Hugo à comunidade

O evento contou com esclarecimentos referentes ao Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial.




A Coprel realizou na quinta-feira, 23 de fevereiro, uma audiência pública referente ao PACUERA – Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial, do Licenciamento de Instalação (LI) da Pequena Central Hidrelétrica Tio Hugo, empreendimento da Coprel Cooperativa de Geração e Desenvolvimento. A PCH está sendo construída entre os municípios de Tio Hugo-RS e Ibirapuitã-RS, no Rio Jacuí.

A audiência aconteceu no Ginásio Gilmar Mühl, em Tio Hugo, e foi coordenada pela equipe da FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental, órgão responsável pelo licenciamento da obra da usina juntamente com a Coprel. O evento, que teve como objetivo principal apresentar o PACUERA à comunidade e os benefícios da instalação da usina para a região, contou com a presença de conselheiros da cooperativa, proprietários rurais, autoridades e cidadãos dos municípios de Tio Hugo e Ibirapuitã para conhecer o projeto e esclarecer dúvidas. Ao todo, 114 pessoas participaram da audiência, sendo 81 presencialmente e 33 de forma on-line.

A geógrafa na área de divisão de energia com Licenciamento de Hidrelétricas da FEPAM, Nina Lages, compartilha como foi a audiência e qual é o objetivo nesta etapa do acompanhamento da construção da PCH Tio Hugo. “O objetivo foi cumprido. A FEPAM vem para apresentar o PACUERA à comunidade e ouvir expectativas, sugestões, e foi muito válida a participação de todos, tanto presencialmente como on-line. Foi além das expectativas e a organização do evento foi excelente. Agora, estamos na fase em que estão sendo avaliadas as ações previstas na instalação, para operação do empreendimento. O objetivo é a emissão da licença de operação, e a audiência é uma dessas etapas. ”

O analista arquiteto da divisão de energia da FEPAM, Manoel de Miranda Marcos, coordenou a audiência e explica que o momento teve a finalidade de esclarecer dúvidas para o melhor desempenho das decisões. “Este empreendimento da Coprel é uma Pequena Central Hidrelétrica, um empreendimento de utilidade pública. Existe uma série de questões que podem surgir para o uso do reservatório, por isso a FEPAM discute o PACUERA. Ficamos muito satisfeitos com o resultado, porque as pessoas vieram e trouxeram seus conflitos, que precisam ser mediados. Deixo minha= satisfação por ter acompanhado o evento e ter visitado a obra, que está com um belo andamento”, disse.

Comentários e manifestações da comunidade a respeito da instalação da PCH Tio Hugo ainda podem ser encaminhados para a FEPAM até o dia 02 de março de 2023, no e-mail: pch-tiohugo@fepam.rs.gov.br.

Comentários