Nota recebida da ALL referente a coluna de Neivo A T Fabris intitulada "O apito do trem..." neste blog e nos jornais A Folha Regional e O Nacional

Nota à imprensa - ALL O trecho férreo entre os municípios de Passo Fundo e Marcelino Ramos é de baixa densidade de tráfego, devido à ausência de acordos comerciais para o transporte de cargas na região. A América Latina Logística, empresa que administra a linha férrea no Rio Grande do Sul e outros cinco estados, realizou, em 2009, um estudo para a assinatura de contratos com clientes da região, mas não houve interesse suficiente para o tipo de carga transportável por ferrovia. Mundialmente, o transporte ferroviário é mais vantajoso para o cliente quanto envolve grandes volumes a grandes distâncias.Já o tronco sul, com traçado alternativo a Ferrovia do Contestado, construído pela extinta Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA) antes do contrato de concessão firmado com a ALL, foi projetada para dar maior competitividade ao modal ferroviário. Em traçados como o da Ferrovia do Contestado, contudo, o modal rodoviário em geral costuma ser mais interessante ao usuário.Em relação à participação da ALL na reunião citada, a ALL ressalta que foi convocada para tratar da criação da Ferrosul, e não da Ferrovia do Contestado, não podendo assim estar devidamente representada, já que se tratam de assuntos distintos. Com a convocação adequada, outros técnicos poderiam ter sanado todos os questionamentos apresentados. A ALL reforça que está à disposição das entidades da região para qualquer informação que se faça necessária.
Porto Alegre, 27 de maio de 2010. Andreza Cunha • Jornalistaandreza@marthabecker.com.br(51) 3029.7471 • 9739.9314twitter.com/marthabcom • Skype: marthabeckercom Martha Becker
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