CONEXTO - Neivo A T Fabris *

Eleição: os números no Alto Uruguai
A soma dos eleitores da região Norte do RS formada por 32 municípios corresponde a 2,29% dos 8.112.236 gaúchos aptos a votar no próximo dia 3 de outubro. Em que pese à baixa densidade eleitoral, menor do que cidades como Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas, candidatos de outras regiões devem, a exemplo dos pleitos anteriores, garimparem votos por aqui. Mas os candidatos locais, seis ao Palácio Farroupilha e um a Câmara Federal, sabem que para poder garantir a eleição necessitam buscar votos em outros pagos.
I I
As assessorias dos candidatos ao governo do Estado ainda não anunciaram roteiro pela região. Além de focar a campanha na mídia eletrônica através dos programas eleitorais gratuitos, a busca de eleitores pelo interior recai nas cidades mais populosas. Nas menores, a campanha para presidente e governador fica na maioria dos casos por conta de dirigentes partidários, vereadores e prefeitos. Em 2006 a candidata Yeda Crussius (PSDB), a mais votada no primeiro e segundo turno nos seis municípios da 70º Zona Eleitoral não esteve em nenhum deles.
I I I
Numa consulta ao site do TER/RS a constatação que o número de homens aptos a votar neste ano caiu em relação a 2006. Há quatro anos as Zonas Eleitorais da região tinham 91.060 eleitores e hoje é 90.494, uma redução de 0,6%. Já o número de eleitoras passou de 93.040 para 94.502, um crescimento de 1,5%. O número de eleitores no Brasil cresceu 7,8% nos últimos quatro anos enquanto que na região apenas 0,8%. Em Erechim, o mais populoso, eram 67.735 eleitores em 2006 e agora 72.226.

Comentários