Alunos IDEAU realizam passeio histórico

Para preservar e valorizar a história é preciso conhecê-la. É através do resgate histórico que se compreende melhor o presente e, quem sabe, orientar o futuro.

Com esse objetivo é que os alunos do 4º ano da Escola de Educação Básica IDEAU Colégio Sta. Clara, sob a orientação da professora Neicla Piva Talian, e os alunos do 5º ano da professora Jussiele Z. Pereira foram ao Instituto Histórico de Getúlio Vargas, localizado na Biblioteca Pública municipal. Estudantes da disciplina de história, os alunos puderam aprimorar seus conhecimentos, especialmente sobre o município em que moram.

As professoras Marta França e Rosmari Vanzo recepcionaram os alunos e proporcionaram uma tarde riquíssima de informações e exposição de materiais sobre a “cidade das pontes”, assim como era chamada a grande Getúlio Vargas. A experiência foi tão marcante que inúmeros foram os relatos e comentários durante e após a visita. João Vicente Knrek comentou que “na antiga praça não existia o coberto, o parquinho e aparelhos de ginástica e o calçadão, ainda passava o canal do Rio Abaúna. Gostei de saber notícias importantes sobre nossa praça e sobre nossa cultura”.

“Nossa ida ao Instituto Histórico foi muito importante para aprendermos e entendermos mais sobre a evolução e história de nosso município, as pessoas importantes para Getúlio Vargas. Além de descobrirmos que nossa cidade já teve a praça mais bonita do Rio Grande do Sul”, argumentou Julia Souza Almeida. Já Vicenzo Koswoski França disse: “Percebi o quanto o município de Getúlio Vargas se modificou ao longo do tempo”. Ele também recomenda a visita ao blog do Instituto http://ihggv.blogspot.com/.

Comentários