Contexto - Neivo A T Fabris

Cine Teatro Vera Cruz: o último espetáculo
Ao encerrar a apresentação de uma peça de teatro na noite de 20 de setembro um dos atores lamentou que na manhã seguinte teria inicio a demolição daquela sala de espetáculo. A peça em questão era “Primeiro as Damas” e o espaço o Cine Teatro Vera Cruz, instalado num edifício com fachada em estilo “art déco”, localizado em frente à Praça Flores da Cunha no centro da cidade de Getúlio Vargas.
I I
A informação pode ter passado despercebida da maioria do público que lotava a sala do antigo cinema edificado no ano de 1952. Mas naquela noite a ex. vereadora Miriam Pereira não conseguiu dormir. Ao amanhecer foi dar uma ultima olhada no espaço que abrigou na década de noventa do século passado o Centro Cultural 18 de Dezembro. Ao ver as fileiras de cadeiras serem retiradas por operários pediu em vão para que parassem.
I I I
Em prantos procurou amigos e dirigentes de entidades como ACCIAS, CDL, Câmara, Rotary e Faculdade Ideau. Conseguiu agendar para a manhã de quinta-feira (22) uma audiência com o chefe do poder executivo. Na mesa de trabalho do prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM) o livro “O Poder do Pensamento Positivo”, de Norman Vincent Peale. Sinal evidente dos desafios diários enfrentados pela mais alta autoridade do município.
I V
A expectativa da ex. vereadora e assessora cultural de que o município juntamente com entidades locais pudesse alugar o espaço cai u por terra nos primeiros minutos. A iniciativa realizada num passado recente se mostrou inviável. Foi revelado pela titular da Secretaria Municipal de Educação que os Bombeiros abriram uma exceção para a apresentação da peça teatral, pois a estrutura física do local não é mais segura para realização de eventos públicos e necessita reformas.
V
O trabalho teve continuidade e após a retirada das cadeiras, doadas para uma escola e o município, o piso será todo refeito. Janelas serão abertas e é provável que o espaço seja alugado para uma empresa de recreação infantil e eventos. Mas a iniciativa poderá resultar na preservação do palco. E também da sala de projeção e seus equipamentos. Uma comissão vai levar as sugestões ao proprietário. E parte da história do cinema preservada e incluída no circuito turístico local.
Curtas:
Os deputados Diógenes Bassegio (PDT), Luís Fernado Schimidt (PT), Gilberto Capoani (PMDB) e Gilmar Sossella (PDT) estiveram em Getúlio Vargas no final da tarde de sexta-feira (23).
# Eles participaram da audiência pública promovida pela Comissão de Participação Legislativa e Popular e Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembléia Legislativa.
# Na pauta da audiência a ERS-135, a única dos três pedágios comunitários do Estado que ainda não foi duplicada.
# A Secretaria de Estado da Infraestrutura esteve representada pelo adjunto, Claudemir Bragagnolo, que ouviu atento as manifestações acerca da necessidade da duplicação, melhoria na sinalização e a destinação dos valores do pedágio na rodovia.
# Bragagnolo esclareceu as muitas dúvidas acerca do estudo já contatado para a realização das obras de duplicação e advertiu que de modo algum seja defendido o aumento do valor do pedágio de Coxilha.
# Uma delegação da cidade de Coxilha, capitaneada pelo prefeito Clemir José Rigo (PDT), entregou aos deputados um abaixo assinado solicitando a isenção do pedágio a moradores do município.
# No mesmo dia uma audiência realizada em Ipiranga do Sul debateu a necessidade da pavimentação asfáltica entre Erechim e Passo Fundo, movimento apoiado por entidaes sindicais, municípios e liderenças políticas.
Comentários
Postar um comentário