Acadêmicos do IFRS – Campus Sertão participam do Projeto Rondon da UDESC em Santa Catarina


De 9 a 17 de dezembro onze acadêmicos e professores dos cursos superiores do Campus Sertão do Instituto  Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) participaram do Projeto Rondon da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), operação “Caminho dos Tropeiros”. O projeto foi desenvolvido no Meio-Oeste catarinense.
Representam o Campus os acadêmicos: Joyce Ribeiro A. Passos (Tecnologia em Agronegócio); Mariana A. Veras (Tecnologia em Gestão Ambiental); Hellen Vieira (Tecnologia em Gestão Ambiental); Junior Ferro (Tecnologia em Agronegócio); Alcheres Engeroff (Agronomia); Silvia Streit (Agronomia); Franciele Frank (Tecnologia em Gestão Ambiental); Heitor de Lima Saballo (Tecnologia em Gestão Ambiental); Augusto José Posser (Agronomia); e Vagner Pinto (Zootecnia).
Os professores Luiz Felipe Martins e Maria Medianeira Possebon acompanharam os acadêmicos durante a viagem. O grupo promoveu ações em comunidades em situação de vulnerabilidade social.
A operação “Caminho dos Tropeiros” atuou com a promoção de atividades nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos e justiça, cultura, comunicação, trabalho, tecnologia e produção. Além de 160 alunos da UDESC, a operação teve a participação de outros 65 acadêmicos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Sertão, do Instituto Federal de Santa Catarina, da Universidade de Brasília  (UnB), da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e da Faculdade Projeção. As ações foram voltadas às demandas da região, abordando temas como o cooperativismo e educação e sexualidade, lideranças e formação de professores.
De acordo com a professora que coordenou a participação do Campus no projeto, Maria Medianeira Possebon, o grupo do Campus se dividiu entre os municípios de Anita Garibaldi, Otacílio Costa, Correia Pinto, Capão Alto, Palmeira e São José do Cerrito. “Nosso objetivo principal ao participar do projeto foi dar visibilidade ao Campus Sertão e proporcionar aos alunos o contato com os desafios da vida profissional, com os problemas reais que irão enfrentar no mercado de trabalho, além de estimular o voluntariado e a troca de experiências. Acima de tudo, o Projeto Rondon deu uma lição de cidadania a estes jovens”, comentou. Ainda, segundo Medianeira, a participação no Projeto Rondon da UDESC capacitou o Campus Sertão a desenvolver ações de extensão semelhantes na região.
O acadêmico do curso de Agronomia do Campus Sertão, Tiago Lodi, destaca que o relacionamento pessoal, a troca de experiências e o despertar para a questão social foram as principais lições do projeto. Tiago participou das ações do projeto no município de Anita Garibaldi e fez trabalhos com alunos da APAE e com agricultores do município. Junto aos demais integrantes do grupo, promoveu atividades de reciclagem, agroindústria e produção orgânica, conservação das águas e outras oficinas coordenadas por colegas. “É muito gratificante poder ajudar as pessoas em suas necessidades”, ressalta.
A professora Maria Medianeira Possebon esteve no município de Otacílio Costa junto a outros acadêmicos do Campus, onde desenvolveu oficinas com servidores da Prefeitura Municipal sobre trabalho em equipe, ações de conscientização junto a Secretaria do Meio Ambiente e atividades no Lar de Menores.
Para o acadêmico do curso de Zootecnia Wagner Pinto, a experiência foi de bastante aprendizado. “Com certeza a gente aprendeu mais do que ensinou, mesmo nas oficinas que não tinham nossa coordenação”, disse. O acadêmico, além de auxiliar no desenvolvimento das atividades do grupo no município de Capão Alto, também coordenou uma oficina sobre produção de hortaliças orgânicas e de silagem para gado de leite.


Comentários