Contexto - Neivo A T Fabris



E o Carteiro não veio...
O serviço postal acompanha a evolução do país desde sua emancipação política e administrativa que completa 190 anos em setembro. A iniciativa da Inglaterra em adotar o selo foi seguida pelo Brasil no ano de 1843. Não é por acaso que o Olho de Boi é uma das peças filatélicas mais raras e procuradas por colecionadores do mundo todo. Os Correios foram e continuam sendo determinantes para o desenvolvimento sócio e econômico brasileiro,
I I
No ano de 1969 o Departamento de Correios e Telégrafos foram transformados na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Nestes últimos quarenta e dois anos a ECT conquistou o reconhecimento da sociedade e por anos a fio obteve o conceito de empresa pública mais confiável. O número de serviços foi ampliado e a evolução dos meios de comunicação eletrônica e a redução de custos na telefonia não faz sombra à importância dos Correios.
I I I
Mas desde a última greve a entrega das correspondências ficou longe da normalidade em que todos estavam habituados. No período que se seguiu a paralisação milhões de boletos entregues vencidos, foi paga com multas e juros. Neste início de janeiro o problema teve continuidade. Em Getúlio Vargas as contas de telefone fixo e celular, faturas de cartão de crédito e cobranças de todo o tipo, endereçadas para particulares ou empresas continuam em parte sendo entregues após o vencimento.
I V
Até um passado recente três carteiros davam conta da demanda local. A agência Getúlio Vargas teve por muitos anos na sua equipe um funcionário que recebeu da Diretoria Regional do RS o título de Carteiro Padrão. A falta de quadros é apontada como a causa do problema que promete ser resolvido com a abertura de concurso público. Até lá deverá perdurar a busca das correspondências, ao menos dos envelopes das contas e boletos bancários no balcão das agências.
Curtas:
# A Lei de Responsabilidade Fiscal já foi a muito incorporada no cotidiano das administrações municipais.
# Ao encerrar suas gestões os prefeitos devem deixar as contas rigorosamente em dia.
# Neste último ano de governo os gestores sabem que será necessário apertar o cinco e cortar despesas.
# A possibilidade de que 30 municípios gaúchos voltem à condição de distrito motivou reunião, na quarta-feira (18), entre a Famurs, representantes das prefeituras e a Assembleia.
# Uma ação direta de inconstitucionalidade questiona as leis complementares que deram origem aos municípios em 1996.
# Dos 32 municípios da Amau Cruzaltense, Quatro Irmãos e Paulo Bento correm o risco de serem rebaixados a distrito.
# O vereador Irineu Queiroz (PT) deve reassumir sua vaga na Câmara de Getúlio Vargas neste último ano da legislatura.
# No período em que o ex. secretário da saúde integrou a equipe de governo do prefeito Paulo Polis (PT) a vaga foi ocupada pelo suplente Gelson Seminotti (PT).
# Dentre as ações de Queiroz no executivo erechinense, destaque para a implantação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal.
# O SIM é responsável pelo controle dos produtos de origem animal, como embutidos, queijos, ovos, mel e doces.
# De igual modo do monitoramento e inspeção da sanidade do rebanho, o local e higiene da industrialização, a certificação dos produtos, entre outros

Comentários