Coordenadorias Regionais recebem formação sobre reestruturação curricular

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico (DP), realiza entre os dias 7 e 9 de fevereiro, formação sobre a reestruturação curricular do Ensino Médio para representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A formação reunirá o coordenador, o coordenador pedagógico e um assessor referência de cada uma das 30 CREs, e será realizada no Porto Alegre City Hotel (Rua Dr. José Montaury, 20 - Centro Histórico). O encontro será aberto oficialmente às 9h do dia 7, com participação do titular da Seduc, Jose Clovis de Azevedo, e das palestrantes Mônica Ribeiro da Silva, Jussara Loch e Neusa Terezinha Herbert.

Na terça-feira (7), os grupos debatem os seguintes temas, a partir de referencial teórico específico: Trabalho e Educação; Educação Profissional e Desenvolvimento; A Educação Profissional nos anos 2000; Ensino Médio e Plano Nacional de Educação; Conhecimento e Competência no trabalho e na escola; o "Novo" Ensino Médio à luz de antigos princípios: Trabalho, Ciência e Cultura. Trabalho e Educação: Fundamentos ontológicos e históricos. Os autores dos textos são Guadêncio Frigotto, Acácia Kunzer, Marise Nogueira Ramos e Dermeval Saviani. Ao longo do dia, os participantes discutem os temas em grupos. Seguem-se debate com todos os participantes e análise do trabalho pelas palestrantes convidadas.

Os temas, na quarta-feira (8), são Pesquisa Qualitativa e a escola em seu entorno, Seminário Integrado e Oficinas por Áreas de Conhecimento, seguido de debate com coordenação das convidadas.

Na quinta-feira (9), os debates giram em torno do tema oficinas pedagógicas: organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar. Também será discutido o passo-a-passo sobre o início do ano letivo de 2012.

Esta é a primeira rodada de formação sobre o Ensino Médio programada pelo DP para o mês de fevereiro. Entre 13 e 16, estarão na Capital representantes de equipes diretivas de todas as escolas que têm Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul.

Texto: Patrícia Coelho

Comentários