Metade Norte pode ter temporal hoje e amanhã

Calor continua em todo o Estado, e região oeste segue em alerta para a baixa umidade

No Sul e Oeste o tempo continua seco, e segue o alerta para a baixa umidade do ar, que pode se repetir. Ontem, algumas cidades como Alegrete, São Borja e São Gabriel, na Fronteira Oeste, ficaram muito perto de entrar na faixa de emergência da escala de umidade definida pela Organização Mundial de Saúde, com índices que chegaram a cair até 12%.
Por outro lado, choveu em algumas localidades da Serra, como em Canela, que chegou a registrar acumulado em torno de 35mm, o equivalente a 20% da média de janeiro.
Hoje o dia começou com chuva fraca e nebulosidade no Litoral Norte. Em Torres, a precipitação gerou um acumulado de quase 5mm até as 6h. Apesar disso, o tempo permanecia seco no começo do dia na maior parte do território gaúcho.
A temperatura, que chegou a 37ºC ontem em São Luiz Gonzaga, na região das Missões, e 30,1ºC em Porto Alegre, deve ficar em torno da mesma marca hoje. No Litoral e no Sul, a máxima pode chegar a 27ºC.
Pela manhã, fez 14,1ºC em São José dos Ausentes, na Serra, e 22,5ºC em São Borja. Na Capital, a mínima foi de 20,7ºC segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Previsão para os próximos dias
Na sexta-feira as áreas de instabilidade que se encontram sobre Santa Catarina se deslocam para sul, atingindo novamente o norte do Estado, provocando pancadas de chuva no final do dia nessa região. Porém, essas pancadas ainda serão de baixo acumulado e passageiras. O tempo seco predomina no restante do Rio Grande do Sul, com sol e calor o dia todo. Somente onde a nebulosidade é maior a temperatura máxima não sobe muito. 
E o fim de semana começa sem mudanças significativas no tempo no Rio Grande do Sul. Sábado a condição para pancadas de chuva típicas de verão ainda ficam restritas à região Norte, onde não se descarta ocorrência de temporal com vento forte e granizo. No restante do território gaúcho, o tempo permanece seco e o calor continua, com quase todas as regiões apresentando temperaturas acimas dos 30ºC.

Comentários