Vitorino Gonçalves de Lima - Uma vitória sobre o alcoolismo


Quase todas as cidades tem seus próprios personagens folclóricos. São andantes de rua, que muitas vezes auxiliam os pais a colocarem limites nos filhos. Pode ser que hoje em dia isso não ocorra com certa freqüência ou com tanta veracidade. Mas uma vez, essas pessoas realmente botavam medo nas crianças.
Em Getúlio Vargas, vários andarilhos já desempenharam essa função. Muitas vezes, eles podiam até não saber das histórias contadas. Existiram o “Pé Grande”, o “Petri”, o “Doguinho”. Hoje, o “Bobi” é o personagem mais visto nas ruas da cidade e em muitos eventos públicos.
Mas o personagem folclórico que vamos relembrar nesta reportagem especial é Vitorino Gonçalves de Lima, de 74 anos. Mesmo sendo natural de Getúlio Vargas e filho de Delair de Lima, muitas pessoas podem achar que não conhecem essa figura, mas conhecem sim. Seu apelido é Micuim. A foto acima feita na esquina da Rua Jacob Gremmelmaier com a Avenida Severiano de Almeida foi feita no final da década de 1990 quando nosso personagem ainda vivia no abandono. 
Ele nasceu no dia 19 de setembro de 1937, em Getúlio Vargas. Analfabeto, foi vítima de maus tratos físicos e morais. Na certidão de interdição, expedida pela juíza Rossana Gelain Silveira Pires, da 2ª Vara Judicial da Comarca de Getúlio Vargas, consta que Micuim é portador de polineuropatia alcoólica e transtornos mentais. Por isso, desde março de 2005, Alceu Natalin Enricone é seu curador. Sua história Muitas pessoas perguntam do Micuim. Por onde ele anda. Se ainda está bebendo. Mas poucos sabem a sua história. Quando jovem, e forte, trabalhou numa empresa de transporte de cargas, a Transportadora Sulina. Ao se apaixonar por uma moça, ela o convenceu a ir embora para Porto Alegre, alegando haver mais oportunidades de emprego. Micuim vendeu a casa própria e foi morar na capital gaúcha. Procurou emprego durante três meses, sem nada conseguir.
Um dia, ao voltar para onde morava com a namorada, encontrou a casa fechada. O dinheiro da venda de seu imóvel também havia sumido. Sozinho e abandonado, sem emprego e sem conhecer ninguém, passou a dormir embaixo de pontes e viadutos. Na companhia de andarilhos, começou a beber e apresentar problemas mentais. Meses mais tarde, um motorista de Getúlio Vargas estava a trabalho em Porto Alegre. Reconhecendo o Micuim, trouxe-o de volta a Getúlio Vargas na boleia de um caminhão. Passou a perambular pelas ruas de sua terra natal, sujo, bêbado, maltrapilho.
Mesmo assim, recebia ajuda de muitas pessoas que conheciam a sua história. Com idade mais avançada e também pelo seu aspecto físico e mental, não conseguia emprego. Mesmo com toda a necessidade que passava, não há registros de alguma vez ter praticado uma ação de roubo. Como diz o provérbio “o bom filho a casa torna”, para seus banhos semanais, Micuim ia ao Rio do Pìna, região em que viveu sua infância na companhia da mãe e do padrasto. Atropelado por uma moto, quebrou uma perna. Se recuperou, mas ficou com deficiência física. Passados alguns anos, dormindo num abrigo em frente a um bar, onde também recebia comida, foi vítima de uma surra.
Três rapazes bateram na sua cabeça, quebraram seu braço esquerdo e cinco costelas. A Brigada Militar e a administração municipal da época foram chamadas. Após os primeiros-socorros no Hospital São Roque, Micuim foi encaminhado ao Hospital Municipal Santa Terezinha, de Erechim, onde foi necessário colocar platina no braço. Novamente acolhido no Hospital São Roque, permaneceu por cerca de 20 dias para se recuperar da cirurgia e da surra. Nesse período, também se recuperou do vício da bebida. O médico Valdir Sommer e o secretário municipal da Saúde da época, Irineu Queiroz, deram grande auxílio. O advogado Dionisio Morillos e a equipe do Escritório Soliman agilizaram o processo para a aposentadoria do Micuim. A ligação de Micuim com a família Enricone aconteceu de forma natural e vem de anos. As pessoas que faziam doações a ele, fizeram da Enricone Tintas um posto de coleta. Eram roupas, calçados e cobertas. Micuim lembra de Alceu Natalin Enricone quando criança e ainda hoje fala da mãe de seu curador. O nome do patriarca da família Enricone para ser o curador do Micuim foi sugerido pelo advogado Dionisio Morillos. 

Hoje, Vitorino Gonçalves de Lima, o Micuim (foto atual), vive bem, com uma vida modesta, mas digna de um ser humano. Não lhe falta comida, nem roupa. Acompanhado por uma cuidadora, ele tem um lar e faz suas higienes diariamente. E o melhor dessa história é que ele nunca mais bebeu uma gota de álcool. Com certeza, é um exemplo de superação na vitória contra o alcoolismo.
Matéria publicada na edição do jornal A Folha Regional do dia 20 de janeiro de 2012. 

Comentários

  1. Parabéns pela matéria, estou fora de Getúlio a alguns anos e fiquei muito feliz em saber boas notícias do "Micuin", com força de vontade alcançamos tudo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa q legal!!! Não sabia mais nada sobre o Micuim, fiquei surpresa em vê-lo assim. Sempre foi uma pessoa maltrapilha sim mas nunca fez mal p ninguém. Lembro de minha infância, onde todos falavam e ajudavam o Micuim.....Parabéns p as pessoas q o ajudaram e p ele, pela grande força de vontade........Branca Antonioli.

    ResponderExcluir
  3. Gente,que bela história, adorei, lembro do micuim a gente tinha medo dele, sensacional!!!Grande abraço a esses meus conterrâneos que o ajudaram e em especial a ele. Ieda Vivan Soares Erechim RS

    ResponderExcluir
  4. Exemplo de matéria e história de vida. PARABÈNS ao Micuim ele é o verdadeiro Heroi Brasileiro!
    José Eduardo G Cezar

    ResponderExcluir
  5. Parábens ,, Isso eh apenas uma prova de que Tudo eh Possivel!!!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei emocionado, pois lembro dele na minha infância em GV. Não moro mais ai, mas fiquei muito feliz em vê-lo bem, e por saber o quanto o ajudaram. Parabéns pela matéria.
    Anderson Frizzo.

    ResponderExcluir
  7. Franciele Karpinski Gobbi24 de janeiro de 2012 às 22:32

    Que exemplo de vida! Comovente, ainda mais quando se trata de um ser humano do qual pude acompanhar parte de sua história na minha infância... Interessante como costuma-se julgar as pessoas, sem saber de sua história pregressa, muitas vezes não nos damos conta de como a historia de vida influencia e determina o modo de viver... Parabéns a equipe do Jornal que deu importancia a essa pessoa tão merecedora de nossas palavras, de nossas lembranças e de uma homenagem. Parabéns e admiração maior as pessoas que se importaram e que ajudaram na recuperação do nosso inesquecivel Micuim...

    ResponderExcluir
  8. ..muito forte e presente na vida de todos os getulienses. Eu, quando criança, em Getulio, tinha muito medo do micuim, mas hj lendo esta história fico imensamente feliz e contente com a sua vontade de mudar e com a forca da família que ajudou. Nao são todos que tem este espirito de auxilio e caridade. Parabéns a família Enricone.

    ResponderExcluir
  9. Sou psicólogo e tenho interesse especial por questões de atenção à drogadição. Não conhecia a história do "Micuim" mas o conheço desde a infância. Seu exemplo abre-me uma nova perspectiva sobre tempo e restabelecimento de adictos. História comovente. Fica claro que toda terapêutica pode ser bem sucedida, se bem apoiada.

    ResponderExcluir
  10. Fantásca História, e ainda tem pessoas que reclamam de pequenos problemas, esse cara mostra como se pode superar grandes dificuldades, quando se tem vontade, e está cercado de pessoas certas.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei mt emocionada por saber que ele esta bem. Ele sempre pedia pão com vinagre no portão da minha casa e eu ficava conversando com ele e o chamava pelo apelido - Micuin - um dia ele me disse como quem sabe a importância e a dignidade que um nome carrega...eu me chamo Vitorino...nunca mais ousei chamá-lo de Micuin...:) Parabéns Sr. Vitorino, que Deus lhe abençoe!
    Anie Giacomazzi Fabris

    ResponderExcluir
  12. belum blum blum , belum blum blum belum blum blum, haaaaaaaaaa ha ha ,,,,

    numca mais ouvi isso pelas ruas,,,

    ResponderExcluir
  13. Fiquei muito feliz em saber que o Micuim está acolhido e bem, lembro dele quando criança, semanalmente sempre passava em casa, em busca de comida, já fazem dez anos que estou longe de Getúlio, mas sempre acompanhando as notícias, parabéns a família Enricone por este gesto nobre!! abraço, Felipe Seminotti

    ResponderExcluir
  14. Essa reportagem é de um tipo de história que gostaríamos de ler muitas vezes.
    Eu trabalhava no hospital na época em que o Mucuim ficou internado para se recuperar das agressões que recebeu e depois de um tempo vi ele novamente e fiquei muito feliz pela recuperação dele.
    É muito bom ver quando as pessoas conseguem se recuperar.
    Parabéns para todos que o ajudaram nessa recuperação,e principalmente para o Mucuim que esta sendo forte o suficiente para não ter nenhuma recaída.

    ResponderExcluir
  15. Nossa! Muito emocionante mesmo! Quem cresceu em Getúlio nas décadas de 80, 90 ficou com a infância marcada pelo Micuim...Muito bom saber que ele esta Vivo e recuperado e tendo um vida digna! Fico muito feliz e grata essas pessoas que os ajudaram. Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. genteeeee que maravilha quem não lembra do Micuin....nossa que bom saber q ele esta bem e salvo do alcolismo....mto emocionada!!!=D

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, bela matéria! Fiquei muito emocionada e feliz por saber que ele está bem!

    ResponderExcluir
  18. Adriana Fátima Karpinski Junges25 de janeiro de 2012 às 22:49

    Parabéns pela equipe do Jornal e das pessoas que acreditaram na recuperação do Micuim. Ele fez parte da minha infância, andando pelas ruas de Get. Vargas, mendigando, pedindo esmola, sempre sujo e mal cuidado, às vezes era motivo de gozação entre as pessoas. Mas nunca agrediu, nunca pegou nada de ninguém. Hoje vejo outro Micuim, digno de um ser humano com o mínimo de condições pra viver feliz. Que Deus o abençoe sempre e também abençoe as pessoas que nele acreditam. Isso é exemplo de que vale a pena viver e ser feliz. Ótimo 2012 a todos.

    ResponderExcluir
  19. Conhecendo e vendo ser possivel uma recuperação, seria muito legal da parte de todos os Getulienses tentar ajudar ao Bon então, ele ainda está pelas ruas, sofrendo com a realidade em que vive,,, não vamos esperar que ele morra sem ajuda! Vamos la gente, quem sabe ainda da tempo!

    ResponderExcluir
  20. Que otima Materiaaaa...Eu estando fora de Getulio e do Pais a algum tempo fiquei muito feliz de saber dessa historia de vitoria e superacao...Que Deus abencoe a todas as Pessoas que ajudaram ao Micuim a ter uma vida digna de um cidadao Brasileiro. Parabens a todos.
    Felipe de Oliveria

    ResponderExcluir
  21. Nossa cidade tem pessoas muito especiais, essa é mais uma prova! Isso mostra que é possível, através da boa vontade e da atuação em equipe, encontrar soluções para desafios e dificuldades em muitas outras áreas. Minha reverência e profunda admiração aos que deram o "ombro amigo" ao Micuim!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns! Parabéns! Parabéns! À essas pessoas que ajudaram esse Senhor que precisava muito de não só apoio moral mas psicológico, enfim pessoas que persistiram em fazer o bem a um ser que tanto já sofreu nessa vida...Que Deus abençoe essas pessoas que o ajudaram e ao Senhor Vitorino pela força de vontade de querer mudar...Um abençoado feliz 2012 à todos!
    Fabiana F. Brambatti

    ResponderExcluir
  23. PARABÉNS AS PESSOAS QUE FIZERAM COM QUE VITORINO RECUPERASSE SUA DIGNIDADE PERDIDA , QUE POR FORÇA DO DESTINO OU UM SIMPLES TROPEÇO PODERA FAZER COM QUE SEJAMOS OS PROXIMO ASSIM COMO FOI COM Sr.VITORINO.
    ACREDITO QUE Ñ PODEMOS SALVAR A TODOS... TEMOS TB O BOB COMO NA MATÉRIA CITADO ;...ALGUÉM TERIA CORAGEM????!!! OU É MELHOR DEICHA-LO SER UM "personagem folclórico" PARA ASSIM PODERMOS ASSUSTAR E DISCIPLINAR NOSSOS FILHOS.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns mesmo é ao pessoal da Folha por ir atrás e publicar esta história.

    ResponderExcluir
  25. ILDOLONDERO@YAHOO.COM.BR17 de fevereiro de 2012 às 19:23

    LEMBRO DO MICUIN ENTREGANDO MERCADORIAS NA TRANSPORTADORA SULINA, NO ARMAZEM DE MEU PAI NA ESTAÇÃO,E FICO FELIZ EM SABER E PARABEIZO A FAMILIA ENRICONE E MUITOS OUTROS CIDADÃOS GETULIENSES PELO GESTO HUMANITARIO COM NOSSO CONTERRANEO MICUIN PARABENS Á TODOS, ILDO LONDERO (CHICO)

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pessoal, esse com certeza foi um cara que nós quando crianças tivemos medo, e como diz o inicio da reportagem os pais usam para colocar medo, para disser não faz isso que o fulano vai te pegar, grande engano, uma pessoa sofrida, desiludida pela vida, não ira fazer mal a ninguém a não ser a ela mesmo, o que era o caso desse homem, ele nunca fez mal a ninguém, apenas a ele mesmo, passando frio, fome, mas que bom que sempre existem almas boas e generosas nessa vida, que acolhem, dão um lar e uma vida nova para uma pessoa assim

    ResponderExcluir
  27. É impossível voltar a Getúlio Vargas e não lembrar do "Micuim". Eu já sabia que ele estava recuperado e tendo uma vida digna, mas não conhecia a história. Muito bonita a matéria... e parabéns às pessoas de tiveram a iniciativa de ajudar dar partida à essa mudança.
    Na minha casa ele passava regularmente, e sempre lembro de minha mãe dar algo à ele. Meu pai às vezes falava que trouxe o "Micuim" de volta de Porto Alegre, talvez ele seja esse motorista mencionado. Ele tinha um caminhão e fazia muito frete para Transportadora Sulina, se chamava Oscar Borgmann. Curioso, embora meus pais fossem rígidos, sempre o trataram com dignidade.
    Obrigado por compartilhar essa história.

    ResponderExcluir
  28. Linda história! Dá vontade de chorar....O Micuim é figura histórica de Getúlio! Lembro que meu pai seguidamente contratava ele para fazer alguns bicos como descarregar o caminhão de areia, lenha, etc.... Preparei alguns lanchinhos para ele neste ínterim. Parabéns para as pessoas que o ajudaram a ter um pouco de mais conforto e dignidade. Lindo gesto dos envolvidos. Clapt, clapt, clapt
    . Ruth Borgmann

    ResponderExcluir
  29. LINDA REPORTAGEM....MAIS LINDA A TITUDE DO SR.ALCEU ENRICONE,QUE BOM SABER QUE ELE ESTÁ BEM....PODEMOS TER ESPERANÇA QUE O BOBE TAMBÉM PODE SE RECUPERAR....PARABÉNS,SEU ALCEU

    ResponderExcluir
  30. Lembro-me do Micuim, qdo trabalhava na Sulina. Que lição de vida.
    Mas devemos tbm agradecer ao Sommer, Morillos, Irineu, e principalmente essa grande figura HUMANA, exemplo de Pai, Empresário, Amigo... que é o Sr. ALCEU ENRICONE, merece tudo que conquistou, mas talvez esta tenha sido a sua grande conquista, que foi a recuperação do MICUIM. Obrigado Sr. Alceu pelo seu exemplo.
    Sergio De Nardi

    ResponderExcluir
  31. Nossa é por esses motivos que tenho orgulho desse povo getulhiense e gauchos,lembro bem do Micuim e conheco bem as pessoas que o ajudaram,, foram anjos na vida deste homem, e tudo nesta vida é retornavel,serteza que essas pessoas terao recompensa celestiais. parabéns.

    ResponderExcluir
  32. Seu Alceu Enricone e sua família sempre foram pessoas especiais. Que bom que o Micuin está bem. Há muitos anos não ouvia falar dele.

    ResponderExcluir
  33. Emocionante..muito linda esta reportagem parabens a nossa cidade por ter estes gestos na sua historia!!! E tenho saudades do Micuim

    ResponderExcluir
  34. Acredito em anjos...

    ResponderExcluir
  35. Muito bom saber que ele esta bem e bem cuidado
    Ele é um figura, lembro que tínhamos medo dele, e na saída da escola sempre o encontrávamos, e quando falávamos algo ele ficava bravo.
    Ai ele fazia que vinha para o nosso lado e nos corríamos, muito bom lembrar. E saber que ele ta super bem.
    Com certeza merece ser lembrado. Parabéns a reportagem.

    ResponderExcluir
  36. E não podendo deixar de agradecer aos anjos da guarda dele, por cuidarem e darem a ele uma vida justa de um ser humano digno como o Micuim. Que Deus cuide de vocês.

    ResponderExcluir
  37. Como é bom relemmbrar..Micuim como outros tantos foram personagens da infância de muita gente assim como da minha..Parabéns pela reportagem.

    ResponderExcluir
  38. Me emociona ler este artigo. Micuim muitas vezes passava lá na Ferraria do pai ( Otto Figur ), e como piá, eu tinha sempre uma mistura de medo e curiosidade quando chegava lá na ferraria. Parabéns a família Enricone e ao meu xará Alceu.

    ResponderExcluir
  39. Valeu Micuim,
    Apesar da aparência nunca fez mal pra ninguém é merece o respeito de todos os getulienses.
    Que vc viva muitos anos pra contar a nossos filhos também tudo que se passou em sua vida.

    ResponderExcluir
  40. Valeu Micuim,
    Apesar da aparência nunca fez mal pra ninguém é merece o respeito de todos os getulienses.
    Que vc viva muitos anos pra contar a nossos filhos também tudo que se passou em sua vida.

    ResponderExcluir
  41. Eu conheço Micuim desde criança e tudo que foi dito aqui nesses comentários, é verdadeiro. Ele sofreu muitos maus tratos ,fome, frio e miséria. Era um coitado, apanhava de crianças e de adultos. Quando não estava bêbado era trabalhador. E em situação assim muitas vezes meu Pai lhe dava uns serviços para fazer, mas ele cheirava muito ruim. Andava quase sempre com os ossos quebrados. O Senhor Alceu Enricone e outros foram os anjos que caíram do céu. E que anjos. Repentinamente não se viu mais o Micuim e soube-se que ele estava morando numa casinha com uma pessoa que o cuidava e que estava tendo o que precisava no seu novo lar. Não tinha mais notícias do Micuim. Na Páscoa desse ano de 2017 fui aos Lar dos Idosos fazer uma visita aos Idosos e a uma conhecida minha que mora no Lar. Qual foi a minha surpresa quando ví pelos corredores o Micuim, com roupas boas, limpo, barbeado, cabelos cortados . Quis chamá-lo mas ele dobrou o corredor e acho que foi para o seu quarto. Fiquei feliz de vê-lo assim, tão bem. Fui falar com uma das atendentes para saber mais coisas sobre ele. Ela me disse , ele é super querido, não incomoda, tudo está bom e bem. Fiquei feliz, muito feliz, Muitas vêzes o ajudei com alimentos e roupas. Na verdade, essas pessoas que o fizeram deixar de beber, que o fizeram gente, que lhe deram um abrigo, lhe deram o céu. Obrigado Senhores Anjos que deram vida ao Micuim de Getúlio Vargas. Que ele viva por muitos anos. Eu.

    ResponderExcluir
  42. Fico muito feliz com essa bela recuperação do micuim. Fazem mais de quinze anos que não resido mais no Rio Grande. Especialmente Estação minha terra natal. Lembro de uma vez faz muito tempo nas andanças de sexta a noite em um bar na cidade de Getúlio Vargas eu arrumei uma encrenca das grandes por ter convidado o micuim para sentar na minha mesa. Eu nunca tive preconceito nenhum mas o dono do estabelecimento tinha. Quase apanhei junto kkkkkkk. Mas que ler essa história de vida e saber que ele está bem. Grande abraço a todos que ajudaram na sua recuperação. Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  43. Que bom saber que ele está bem ,eu me lembro dele na época que eu vendia picolé, eu encontrava ele todos os dia s achei até que ele estaria morto,mas graças a Deus ele está bem ,Deus abençoe essa família que acolheu, que ajuda ele até hoje. Uma linda história do nosso memorável micuim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário