MP denuncia ex-padre de Áurea
O Ministério Público denunciou à Justiça o padre Robert Jacenty Domina, por apropriação indébita de recursos da paróquia de Áurea, e o bispo dom Girônimo Zanandréa, por supostamente prestar declaração falsa em um inquérito policial. A denúncia feita pelo promotor João Francisco Campello Dill foi aceita pela juíza Marilde Angélica Webber Goldschmidt, da comarca de Gaurama.
Conforme a denúncia do MP, o padre que agora mora na Polônia, teria se apropriado de parte do valor arrecadado pelos fiéis da paróquia Nossa Senhora do Monte Claro. O dinheiro, cerca de R$ 400 mil, seria usado para reformar a igreja. De 2008 até 2010 a comunidade realizou eventos, fez doações e rifas para as obras.
Porém, a investigação aberta a partir do inquérito policial apontou que Domina, além de supostamente não prestar contas do valor arrecadado, teria “destruído, suprimido e ocultado o livro ouro e o livro caixa” onde estariam registradas as movimentações financeiras da paróquia.
Já o bispo dom Girônimo Zanadréa foi denunciado pelo Ministério Público após se manifestar sobre o caso em outubro de 2010. Ele teria dito que desconhecia qualquer desvio de dinheiro ou bens da paróquia de Áurea e que as contas estariam sendo prestadas devidamente.
O padre Domina não foi localizado para falar sobre o assunto. Ao jornal Bom Dia, a Cúria Diocesana de Erechim disse que o bispo ainda não havia sido comunicado oficialmente sobre denúncia até o fechamento desta edição.
Fonte: Jornal Bom Dia
Comentários
Postar um comentário