Ipiranga do Sul - Síntese histórica da Escola Municipal D. João Becker


 A Escola Municipal D. João Becker foi fundada no dia 22 de outubro de 1949 conforme Lei nº 88/1949 e seu prédio edificado na Linha Inhaque. Na localidade a atividade extrativista da madeira era muito intensa e os filhos dos trabalhadores das serrarias precisavam ser escolarizados. De acordo com o histórico elaborado pela escola, o nome foi sugerido pela Secretaria de Educação do município de Getúlio Vargas. A influência episcopal de D. João Becker, Arcebispo de Porto Alegre entre os anos de 1912 e 1946.
No mês de agosto de 1997, quando o município de Ipiranga do Sul já havia completado nove anos, a administração transferiu o educandário da zona rural para a cidade, no prédio localizado na Rua Pedro Beledeli, 1230. Em 01 de fevereiro de 1999 através do decreto nº 474, Gilberto Tonello, o prefeito em exercício, altera designação das Escolas Municipais, passando então a se chamar Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom João Becker.
Neste ano, quando o município entrega a comunidade da nova escola, estão matriculados 227 alunos, distribuídos na Educação Infantil (34) e Ensino Fundamental (193). De acordo com a professora Maria Luciane Gobbo dos Santos Astolfi, titular da Secretaria de Educação, esta em curso ai implantação da educação em tempo integral. Além dos componentes obrigatórios é oferecida educação agropecuária e ambiental, música e língua estrangeira (inglês). Além do currículo desenvolvido pela professora, a educação infantil oferece as disciplinas de artes, música, informática, educação física, produção textual e língua inglesa.
A Escola Municipal D. João Becker conta com a constante participação do Circulo de País e Mestres. As questões que envolvem a vida escolar passam pelo Conselho Escolar, formada por representantes dos professores, funcionários, alunos e pais. O educandário também conta com o Grêmio Estudantil, que tem participação direta nas atividades cívicas, culturais e esportivas.
O transporte escolar atende diariamente 213 alunos, dos quais 171 matriculados na rede municipal e os demais na escola do Estado. No início do ano letivo cada aluno recebe um kit de material que inclui cadernos, lápis, borracha, lápis de cor, régua, pasta para folha, cola e apontador.
Laboratório de Informática 
Todos os alunos da educação infantil e do ensino fundamental contam com um laboratório de informática. Com acesso a internet na escola, a grande maioria dos estudantes também tem acesso à rede mundial em casa. Todas as comunidades do interior dispõem do sinal de internet através de antenas via rádio. Através do atendimento feito por professores da própria escola, cursos periódicos de informática são oferecidos através de convênios. Através do site da escola http://www.escoladomjoaobecker.com.br toda a comunidade escolar pode acompanhar as atividades realizadas. Os pais e alunos podem também acompanhar a frequência e o desempenho escolar.
Sala de Recursos Multifuncional 
O espaço atende alunos da rede municipal e estadual de ensino. O atendimento, realizado semanalmente por professoras com pós-graduação em Educação Inclusiva, tem duração de uma hora, em turno inverso. No mesmo espaço uma fonoaudióloga atende alunos com dificuldade na linguagem.
Alimentação 
Todas as refeições oferecidas passarão a ser elaboradas numa moderna cozinha industrial. O cardápio conta com a orientação de uma nutricionista que também acompanha a elaboração dos cronogramas de compra de alimentos. Desde o ano de 2009, significativa parcela dos alimentos é oferecida pela agricultura familiar. No ano passado 66% dos recursos destinados para a alimentação pelo FND foram investidos na aquisição de produtos da agricultura familiar.
Programas e projetos 
Os programas A União Faz a Vida e Agrinho, realizados em parceria com o Sicredi e o Senar, respectivamente, são oferecidos. Dentre os projetos destaque para a Rádio Escola, a edição do jornal, e ainda da leitura. A Semana da Escola, realizada anualmente,
Docentes 
Vinte e seis professores integram o quadro municipal de ensino. Entre os anos de 2009 e 2011, os educadores participaram de curso de pós-graduação em Educação Especial Inclusiva, oferecido pela municipalidade. Objetivando a formação permanente, os professores recebem auxílio de R$ 500,00. Na semana passada e nesta, todos os professores participaram do um curso de formação para o uso da lousa digital. Em dez salas de aula da nova escola foram instalados lousas digitais. Neste ano o município foi contemplado pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do RS, campus Sertão, com o Projeto de Formação Docente. O “Programa de Estudos e Assessoria em Educação Básica”, terá uma carga horária de 150 horas.
Biblioteca Professora Elizandra Menetrier Santi 
 Todo o acervo da biblioteca escolar está devidamente catalogado e organizado em sala especialmente projetada no primeiro piso da nova escola. Além de obras de diferentes áreas do conhecimento, o acervo é formado por livros que autores nacionais e estrangeiros. Na sessão de periódicos estão disponíveis para os alunos e professores revistas, jornais e boletins. O espaço também abriga a mapoteca e a vidioteca, e além de oferecer espaço para pesquisa na própria biblioteca, parte do acervo pode ser retirado. 

Comentários