Erechim - Oposição oficializa Mantovani e Dornfeld ao governo municipal


Conforme o BV online trouxe em primeira mão, os nomes de José Rodolfo Mantovani (PP) e Waldemar Dornfeld (PSDB) foram referendados por oito partidos e serão os candidatos de oposição para concorrer contra Paulo Polis (PT) e Ana Oliveira (PMDB) nas eleições de 7 de outubro à prefeitrua de Erechim para comandar o município de 2013 a 2016.
Uma eleição plebiscitária. Há muito tempo que Erechim não apresentava apenas duas chapas para concorrer.
Na manhã de sexta-feira, 29 de junho, quatro partidos se reuniram na sede da Rádio Erechim onde resolveram apoiar Evandro Couto (PTB) para concorrer à prefeito. Lá estavam reunidos, flagrados pelo BV online PTB, Dem, PR e PSD. NA reunião das 18h30min do mesmo dia, participou o PP.
Na hora da discussão dos nomes o líder maior do PTB, Luiz Tirello retirou a candidatura de Evandro Couto. O caminho ficou aberto para José Mantovani (PP). Definido o nome para prefeito restava indicar o vice. Foi uma corrida contra o tempo.
Na manhã de sábado, 30, último dia das convenções após uma votação Waldemar Dornfeld (PSDB) foi o escolhido. Estava fechada a única chapa das oposições.
A partir deste momento o objetivo era aglutinar a candidatura entre os oito partidos que realizavam as convenções ao longo do dia.
Primeiro Mantovani e Dornfeld foram na reunião no PTB na Câmara de Vereadores. A partir deste momento após alguns discursos foi possível vislumbrar o mote que será usado pela oposição durante o período eleitoral. Será uma eleição entre o bem e o mal. Entre a verdade e a mentira: Luiz Tirello disse que nunca viu nada igual em Erechim com secretários sendo proibidos de entrarem na prefeitura após serem afastados.
Depois do PTB os candidatos foram até o local das convenções do PV, Dem e PR. Ficaram pouco tempo. Havia poucas pessoas. Em seguida o destino a sede do PSD na Sete de Setembro. Mantovani falou para os filiados do partido. E novamente o tom da campanha veio a tona: “Este governo é muito vulnerável. Vamos ganhar sim”, disse Mantovani.
Depois os candidatos se reuniram na rua Machado de Assis, com membros do PSDB, partido do vice Dornfeld. O tucano Moacir Anziliero foi que mais falou. “Tenho certeza da vitória. Somos pessoas de bem que queremos o bem de Erechim. Estou cansado de ver Erechim no noticiário de forma negativa”.
Às 19 horas, oito partidos se reuniram no térreo do Caixeiral para referendar a candidatura de Mantovani e Dornfeld – PP, PTB, PSD, PR, Dem, PHS, PSDB e PV. Alguns presidentes de partidos falaram, outros preferiram não se manifestar.
O ex-prefeito Eloi Zanella lembrou a trajetória de Mantovani na prefeitura: “Mantovani foi quem equilibrou as contas da prefeitura quando assumimos em 2001. Ele que deu condições para que as secretarias trabalhassem com tranquilidade”.
Luiz Antônio Tirello falou de Dornfeld: “O Waldemar não se dobrou ao governo que aí está. Preferiu sair do que ter que fazer coisas que se arrependesse depois”.
A partir de agora o desafio do grupo de comando da candidatura é aglutinar os partidos. Nem todos estão à vontade. Nomes não estiveram presentes na noite de ontem na Caixeiral: Luiz Schmidt (DEM), Luis Felipe de Marchi (PR), Marcelo Demoliner (PSD).
Sem dúvida está será uma eleição diferente. Duas candidaturas. O sim pelo não. Alguns insatisfeitos. E uma campanha que tem todos os ingredientes para ter um nível bastante baixo. Onde as acusações suplantarão as propostas.
Texto e fotos: Rodrigo Finardi 

Comentários