Sindicomerciários realiza Assembleia de resgate dos 50 anos de história da entidade

Jones Pedro Gomes, primeiro presidente do Sindicato (no centro), em visita à atual direção composta por Wilmar Wilson Kwoll, presidente ( à esquerda) e Amarildo Dell Vechia, vice-presidente (à direita)

O Sindicomerciários – Sindicato dos Empregados do Comércio de Erechim realiza nesta quinta-feira (29), às 10h, na sede social, uma Assembleia Geral Extraordinária com os primeiros associados presentes na época da fundação da Associação Profissional dos Empregados do Comércio de Erechim, ocorrida em 20 de dezembro de 1959 que teve a participação de 21 pessoas.
Em ato contínuo o Sindicomerciários realiza Assembleia com os comerciários associados que participaram da Assembleia Geral da transformação da Associação Profissional em Sindicato dos Empregados no Comércio de Erechim, ocorrida em 17 de outubro de 1962 que na época teve a participação 43 comerciários.
Os primeiros diretores eleitos para a 1ª Diretoria como Sindicato reconhecido que tomaram posse em 23 de maio de 1963, encerram os trabalhos de recuperação da história do Sindicomerciários até 23 de maio de 1965.
Para esta Assembleia está confirmada a presença do 1º presidente da Associação Profissional e também 1ª presidente como Sindicato dos Comerciários reconhecido pelo Ministério do Trabalho, Jones Pedro Gomes que atualmente reside com sua família na cidade de Rio Pardo/RS. O ex-presidente também foi responsável pela Assembleia de transformação da Associação em Sindicato, portanto sendo o grande responsável pela existência do Sindicomerciários de hoje, que expandiu a sua base territorial e possuis mais 40% de sua categoria associada que representa mais de 1400 associados.
Esta Assembleia visa a reconstituição e a ratificação da história e da documentação existente, do período que compreende o ano de fundação da Associação até a primeira diretoria do Sindicato. O objetivo do encontro é documentar em ata este período, de vital importância para a entidade que comemora, neste ano, 50 anos de existência como Sindicato reconhecido, além de homenagear os fundadores da entidade.
De acordo com o presidente do Sindicomerciários, Wilmar Wilson Kwoll, todas as ações possíveis foram realizadas para reunir os 56 colaboradores que marcaram presença nas atividades da entidade nesta época. “Infelizmente, não conseguimos localizar todos, pois alguns mudaram de cidade, outros de sobrenome após o casamento, e ainda outros, vieram a falecer, mas os que conseguimos encontrar serão bem lembrados”.
Após a assembleia, está marcado um almoço de confraternização, no qual vão ser homenageados os integrantes desta história. Posteriormente, outras assembleias serão realizadas com o mesmo intuito, validando assim, outros períodos da Instituição e o reconhecimento dos diretores da cada diretoria destes quase 53 anos quando foi iniciada a luta e organização da categoria comerciária erechinense.  

Comentários