No Paraná, Sossella é recebido pelo presidente da Assembleia e pelo prefeito de Curitiba

Deputado Sossella com o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet

O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) aproveitou o que seria um dia sem compromissos oficiais para viajar até Curitiba, segunda-feira (21), buscando trocar informações e experiências com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni (PSDB), com o diretor-geral da instituição, Benoni Manfrin, com o 1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM), e com o 1º vice-presidente, deputado Artagão Júnior (PMDB).
Sossella, que assumirá no próximo dia 31 a 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado, conheceu pela manhã o modelo administrativo do parlamento paranaense. “É sempre importante trocar informações entre os parlamentos. É uma visita para verificar as experiências da Assembleia do Paraná, ver o que foi implantado e o que pode, eventualmente, ser também aplicado no Rio Grande do Sul”, apontou o deputado trabalhista.
Sossella destacou ainda a importância da união entre os legislativos pelo fortalecimento das ações dos parlamentos e defendeu uma mudança na Constituição Federal para que os legisl ativos estaduais tenham mais poder para legislar.
Há um projeto liderado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em tramitação no Congresso Nacional com esse objetivo. “Visamos o fortalecimento das ações em algumas áreas importantes para o melhor trabalho dos Legislativos. É possível buscar meios de flexibilizar essas ações, dando mais poderes aos parlamentos estaduais”, completou o deputado gaúcho.
À tarde, ele esteve com o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT), com quem também trocou informações sobre a administração pública e sobre o fortalecimento do municipalismo, uma vez que Sossella é o coordenador da Frente Parlamentar Municipalista da Assembleia gaúcha.
Crédito foto: Dálie Felberg

Comentários