Contexto - Neivo A T Fabris

Da rede para as ruas

As redes sociais vêm sendo utilizadas para aproximar as pessoas, mesmo que virtualmente. De igual modo para manifestar a opinião sobre uma infinidade de temas. Recentemente a professora Cleonice Forlin lançou no facebook um movimento em favor de reformas no histórico prédio da Escola Estadual Antônio Scussel (CEAS). As curtidas e comentários se multiplicam e o assunto passou a ser debatido pela comunidade.
I I
Há exatos 45 anos o governador Walter Peracchi Barcelos, indicado pelo governo ditatorial e aceito pela Assembleia Legislativa, esteve na cidade para a inauguração do Colégio Estadual. Em 1968 o Estado havia adquirido da Congregação dos Irmãos Maristas o imóvel e instalações do Colégio Cristo Rei. Durante décadas o educandário localizado em frente à Igreja Matriz Imaculada Conceição foi referência na área do ensino e sua estrutura modelo na região.
I I I
Se o movimento pela reforma do CEAS sensibilizar a Secretaria de Estado da Educação é difícil prever. Sem equipamentos de acessibilidade para cadeirantes, às instalações têm problemas com a rede elétrica, sanitária, telhado e aberturas. As janelas do pavimento superior estão apodrecidas e a situação coloca em risco a integridade física dos estudantes. Os extintores estão aquém da necessidade, e as últimas melhorias foram obtidas através da chamada consulta popular.
I V
Afastada da vida política desde que encerrou seu segundo mandato na Câmara de Vereadores no ano de 2009, a professora Cleonice foi por mais de uma vez titular da SMECD de Getúlio Vargas. Trabalhou muitos anos no CEAS tendo sido contemporânea de professores que contribuíram na formação de milhares de estudantes. Se o educandário conta com ginásio de esportes é por única e exclusiva dedicação da comunidade escolar.
V
No mês de dezembro foi divulgada a relação dos alunos do CEAS aprovados no vestibular em diferentes cursos e instituições de ensino superior. A qualidade do trabalho realizado pelo corpo docente do CEAS pode ser aferida no Ideb 2013 e se equivale a de muitas escolas particulares. As demandas elencadas acima são conhecidas pela titular da 15ª Coordenadoria Regional de Educação. Bom seria se as obras, ao menos as emergenciais, fossem realizadas ante do inicio do ano letivo.
Curtas:

# Faltando pouco mais de seis meses para o início da campanha eleitoral permanecem as incertezas acerca das alianças para o governo do Estado.
# As lideranças políticas de Getúlio Vargas já sabem quais os candidatos a deputado estadual e federal irão apoiar a reeleição.
# Mais complicada será a campanha para a presidência da República, mesmo porque as alianças com o PT na esfera federal não são seguidas pelo PMDB, PP e PTB gaúcho.
# O governo do município de Estação abriu licitação na modalidade pregão presencial para a aquisição de um veículo zero quilômetro.
# A caminhonete de caçamba aberta será utilizada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
# O governador Tarso Genro sancionou, na quarta-feira (15), oito projetos de lei aprovados em dezembro de 2013 pela Assembleia Legislativa.
# Um dos projetos é de autoria do deputado Edegar Pretto (PT) que declara as carreiras de cavalos em cancha reta como bem integrante do patrimônio histórico e cultural do RS.
# Dentre os argumentos do deputado que integra a bancada governista, é que a carreira de cancha reta é mais antiga que a “pilcha”;
# O Aeroporto Comandante Kraemer, de Erechim, está sem receber voos regulares á 180 dias.
# Os usuários do transporte aéreo precisam utilizar os serviços oferecidos nos aeroportos de Chapecó (SC) e Passo Fundo.
# Considerada a cidade polo do Alto Uruguai, Erechim é governada pelo prefeito Paulo Pólis, correligionário do governador Tarso Genro.
Dito & Feito:
O vice-prefeito de Sertão, Adelar Mosi Antunes (PP), está a frente da administração e permanece no cargo até o retorno das férias do prefeito Marcelo D’Agostini (PP). Ex. presidente da Câmara de Vereadores, o professor Adelar conhece muitíssimo bem a administração pública e desde o início do atual governo, em janeiro do ano passado, trabalha lado a lado com o titular.

Comentários