Contexto - Neivo A T Fabris

Uma região isolada

As deficiências na área da logística na região Norte do RS vem de longa data. A interrupção da BR-153 no trecho entre Marcelino e Concórdia (SC) evidencia o problema. E também a inoperância do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte que esperou pelo menos uma semana até anunciar as providências tomadas. A previsão é que o tráfego só seja estabelecido no início de agosto. Na quinta-feira (3) teve inicio a remoção da mata para a pavimentação de um desvio que terá aproximadamente 200 metros, ao lado do trecho da rodovia comprometida pela força da água. O trabalho está sendo realizado pela Traçado Construções e Serviços, que pertence ao Grupo Andretta, de Erechim.
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Em que pese à redução do tráfego pesado da ERS-135, entre Passo Fundo e Erechim, o número de buracos na rodovia se multiplicou. As dificuldades da novíssima Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) em atender os problemas provocados pelas chuvas ficaram evidentes. Inaugurada a mais de quarenta anos, a ERS-135 passou a ser, desde o ano de 1997, quando a ALL desativou o transporte ferroviário na região, a única alternativa para o escoamento de grãos e o recebimento de insumos. O debate em torno da pavimentação da Transbrasiliana tem sido pautado por alguns parlamentares nos períodos em que antecedem as eleições para depois ficarem esquecidas.
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O transporte aéreo de passageiros e cargas pouco evoluíram nos últimos anos. No Aeroporto Comandante Kraemer, de Erechim, o baixo movimento tem limitado o número de voos. A alternativa tem sido o Lauro Kurtz, de Passo Fundo, atendido pela Azul e Avianca, com voos diários para Porto Alegre, Campinas e Guarulhos. Os estudos do Plano de Aviação Regional, lançado em 2012, já foram concluídos. Quinze terminais gaúchos, dentre os quais o de Erechim e Passo Fundo, devem receber investimentos ainda neste segundo semestre. Dentre as melhorias para os dois aeroportos da região, a construção de terminal de passageiro com 2.160 metros quadrados, novo pátio de aeronaves e alargamento e ampliação da pista.
Curtas:
# O presidente da Assembleia Legislativa esteve em Getúlio Vargas no dia 28 de junho para uma reunião com os prefeitos de Getúlio Vargas e Estação.
# Na pautado encontro realizado no gabinete do prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM), as ações a serem empreendidas para solucionar os problemas causados pelas cheias.
# Após ouvir os relatos dos prefeitos, o deputado Gilmar Sossella (PDT) telefonou para o General Adriano Pereira Júnior, da Secretaria Nacional da Defesa Civil, para se certificar dos tramites legais necessários.
# Aproveitando a presença do presidente do parlamento gaúcho o prefeito de Getúlio Vargas falou acerca dos desdobramentos provocados após a aprovação por unanimidade da chamada Lei Kiss.
# Com o aval do colega prefeito Geverson Zimmermann (PDT), Prezzotto descreveu as dificuldades enfrentadas por empresários para cumprirem com as exigências da lei que leva o nome da ex. casa noturna de Santa Maria.
# Sossella informou que as adequações na Lei Kiss, que vai possibilitar celeridade na análise dos processos, seria sancionada pelo governador Tarso (PT), o que se confirmou na quarta-feira (2).
# A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas vai realizar três sessões ordinárias neste mês de julho, programadas para os dias 10, 17 e 24, às 18h30min.
Dito & Feito:
Os 80 anos do CREA-RS foram abordados pelo presidente da Entidade, Engenheiro Luiz Alcides Capoani, na Sessão da Assembleia Legislativa na tarde de quinta-feira (3). A sessão realizada no Palácio Farroupilha foi presidia pelo deputado Gilberto Capoani (PMDB), irmão do presidente do CREA e ex. prefeito de Sertão.

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