Getúlio Vargas - Batista Guidi é homenageado com nome de Rua


Os Vereadores aprovaram, por unanimidade, durante a última sessão ordinária do Poder Legislativo, realizada no dia 26 de junho, Projeto de Lei do Vereador Eloi Nardi, que dispõe sobre denominação de rua. A Rua Batista Guidi, localizada no Loteamento Rech II, está situada no Bairro Santa Catarina e tem uma área superficial de 2.892 metros quadrados.

 
 

QUEM FOI BATISTA GUIDI

Batista Guidi, filho de imigrantes italianos, nasceu no dia 31 de maio de 1989, na cidade de Bento Gonçalves. Casou-se com Rosina Pozza Guidi no ano de 1914. Em 1920, mudou-se para Getúlio Vargas, juntamente com a esposa e três filhos: Idalina, Egide e Alcides João Guidi (todos falecidos).

Foi sócio com seus irmãos Fioravante, Humberto e Amadeu de uma fábrica que curtia pelegos de ovelha. Juntos iniciaram uma fábrica que fazia tranças para chapéus de palha e possuíam, também, uma fábrica de magnésia efervescente, tipo sal de frutas.

Posteriormente, instalaram a rede de energia elétrica, com uma usina, em Floriano Peixoto, e um motor a diesel instalado no rio Abaúna, onde era a primeira cachoeira. Essa usina existe até hoje. Após a instalação pela CEEE da rede pública, foi vendida para a Cervejaria Serramalte, onde, em troca, receberam participações em ações e tornaram-se sócios fundadores da indústria de cerveja.

Foi sócio da Casa Comercial Guidi, que revendia produtos comestíveis, roupas prontas e cortes de tecidos.

Seu hobby era a música e durante muitos anos fez parte da Banda Carlos Gomes, onde tocava tromba.

Participou ativamente da construção do Hospital São Roque, onde foi sócio fundador. Teve participação também na construção da Igreja Matriz Imaculada Conceição de nossa cidade onde foi fabriqueiro.

Após sua aposentadoria, passava seu tempo cuidando das frutas, parreiral e sua horta. Era barbeiro e cortava cabelos dos vizinhos e amigos.

Faleceu com 87 anos, em julho de 1976. Em Getúlio Vargas residem dois netos: Orlei Reche e Marilda Liane Rech Bernardon.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Getúlio Vargas.

 

 

Comentários