Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS se consolida no atendimento integral em saúde

Reunião de análise com os residentes e preceptores da área de enfermagem, que integram o Programa.
O Hospital da Cidade é certificado pelo Ministério da Educação como Hospital de Ensino por ser campo de estágio para alunos de graduação e pós graduação, além de incentivar a produção de pesquisas. No ano de 2014, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade de Passo Fundo (UPF), o HCPF iniciou o programa de Residência Multiprofissional nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Psicologia e Fisioterapia, que atuam em conjunto no atendimento ao paciente, promovendo assistência integral em saúde.

No mês de junho, foram realizadas uma série de reuniões com os integrantes da Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS para avaliar o semestre de trabalho e reforçar o compromisso da instituição com a qualidade no atendimento em saúde “O objetivo das reuniões é trocar experiências, tentando fazer uma interface entre aquilo que o residente elabora aqui e aquilo que eles estão trabalhando nas Unidades Básicas de Saúde. O convite do Hospital veio para essa troca de ideias, e também para planejar as próximas ações do Programa” explica a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS Marisa Baseggio Careta.

O Programa conta com 16 residentes que atendem nas áreas de Atenção ao Câncer e Cardiologia. Além da realidade hospitalar, os acadêmicos conhecem também a rotina nas unidades de atenção básica de saúde. A Unidade de Sáude do Bairro Santa Marta, em Passo Fundo é uma das Unidades de Saúde do município com atendimento através do programa “Até então saúde pública e saúde hospitalar não tinham um elo, e esse elo está sendo criado. A atenção básica e a saúde hospitalar tem que andar integradas, uma não se basta sem a outra. E é esta visão que os profissionais tem que ter.” enfatiza a enfermeira Cátia Luza.

Comentários