Contexto - Neivo A T Fabris

Ponto de vista
O Rio Grande do Sul forjou ao longo da história republicana lideranças políticas que se notabilizaram no cenário nacional. O senador José Gomes Pinheiro Machado foi o principal expoente na República Velha. O líder civil da Revolução de 1930 superou o correligionário, assassinado com uma punhalada nas costas nas escadarias do Hotel dos Estrangeiros, no Rio de Janeiro em 1915. Getúlio Vargas, que foi chamado de “Pai dos Pobres”, ou ainda “Pai dos Trabalhadores” durante o Estado Novo, deixou após sua trágica morte inúmeros herdeiros políticos. João Goulart e Leonel Brizola foram devotos discípulos.
I I
Nas últimas décadas outros tantos se destacaram no cenário gaúcho e brasileiro. Paulo Brossard de Souza Pinto, morto no último dia 12 de abrir foi um deles. Passou pela Assembleia Legislativa, Câmara Federal e chegou ao Senado em 1974. Deixou o Ministério da Justiça para ser nomeado Ministro do STF, onde empregou seus conhecimentos até a aposentadoria em 1994. Na lista de notáveis, políticos de diferentes matizes ideológicos, alguns ainda ocupando cargos eletivos, outros, como Pedro Simon, aposentados. A recente divulgação de novos investigados na operação Lava Jato, incluindo parlamentares da bancada gaúcha, é uma exceção
I I I
Na quarta-feira (22) os deputados do RS se dividiram entre os que votaram a favor ou contra alguns pontos do projeto que regulamenta a terceirização (PL 4.330/4). Os 230 votos a favor, 27 a mais dos contrários, manteve no texto-base à possibilidade de terceirizar a atividade-fim. Dos parlamentares do RS presentes 13 votaram a favor: Onyx Lorenzoni (DEM), Darcísio Perondi (PMDB), José Fogaça (PMDB), Mauro Pereira (PMDB), Afonso Hamm (PP), Covatti Filho (PP), Jerônimo Goergen (PP), José Otávio Germano (PP), Luis Carlos Heinze (PP), Renato Molling (PP), Nelson Marchezan Junior (PSDB), Luiz Carlos Busato (PTB) e Sérgio Moraes (PTB);
I V
Os outros15 deputados votaram contra: João Derly (PCdoB), Afonso Motta (PDT), Giovani Cherini (PDT), Pompeu de Mattos (PDT), Osmar Terra (PMDB), Heitor Schuch (PSB), Jose Stédile (PSB), Danrlei (PSD), Bohn Gass (PT), Fernando Marroni (PT), Marco Maia (PT), Marcon (PT), Maria do Rosário (PT), Paulo Pimenta (PT), e Ronaldo Nogueira (PTB). A divisão entre os parlamentares reflete de certo modo a posição da sociedade. Da Câmara o projeto de lei segue para o Senado. Um novo “round” entre os defensores e contrários às alterações deve ocorrer, reflexo da estabilidade democrática consolidada desde a Constituição de 05 de outubro de 1988.
Curtas:
# Os dois acidentes ocorridos no KM 42 da RS-135 no inicio da semana passada podem ter sido causados pelo acúmulo de água sobre a pista.
# O primeiro, no final da tarde de segunda-feira (20) resultou na morte de Rone Cordeiro, 32 anos, morador de Estação.
# O segundo, na noite do feriado de 21 de abril, provocou danos materiais e o motorista precisou ser socorrido e encaminhado ao Hospital São Roque.
# Investimentos nos 78,330 Km da rodovia pedagiada, que liga Passo Fundo a Erechim, são aguardados há bastante tempo.
# Diante da situação falimentar das finanças do Estado, é crível que a curto e médio prazo não ocorra investimentos nesta ou qualquer outra estrada.
# Cientes da realidade, os municípios e entidades que cobram do governo da União a pavimentação da BR-153 (Transbrasiliana) entre as duas cidades, voltam a se mobilizar.
# O tema não é novo e diante das condições e do intenso tráfego da ERS-135, a Transbrasiliana é a alternativa mais viável.
Dito & Feito:
O deputado Gilberto Capoani (PMDB) acompanhou na quarta-feira ( 22) o prefeito Marcelo D’Agostini (PP), o vice-prefeito Adelar Mosi Antunes (PP) e o presidente do Hospital São José, de Sertão, na audiência com João Gabardo, Secretário de Estado da Saude. Na oportunidade foi assinado a renovação do contrato do Estado , com a casa de saúde que assegura o repasse de RS 51.000,00 mensais . Também ficou acertado o pagamento total do valor em atraso desde 2013, referentes ao repasse do SUS, no valor de RS 448.808,80 que deve ser quitado até o dia 10 de maio. Pela manhã Capoani se juntou aos prefeitos da Amau que estiveram no Centro Administrativo tratando da renovação de contrado do Hospital Santa Terezinha, de Erechim.

Comentários