Sartori defende maior competitividade no mercado para o Banrisul


 
Durante solenidade de posse de Luiz Gonzaga Veras Mota na presidência, o governador enumerou trabalho, resultados, competitividade e rentabilidade como metas importantes - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini 

Fortalecer a Rede Vero (ex-Banricompras), crescer no segmento de crédito e apoiar a economia e o desenvolvimento do Estado, com financiamentos aos clientes empresariais e pessoas físicas, estão entre as prioridades do novo presidente do Banrisul, o economista Luiz Gonzaga Veras Mota. Mas o objetivo número um é “manter os resultados do banco em nível de mercado”, como acrescentou Mota, o primeiro presidente da história do Banrisul vindo do quadro de carreira da instituição. Ele ingressou no Banrisul em 1979.

Na concorrida cerimônia de posse, ocorrida no Salão Nobre do Banco, o governador José Ivo Sartori, destacou que “o time é de primeira, da diretoria aos funcionários". "Nosso apoio vocês terão. Agora é preciso mostrar trabalho, resultados, competitividade e rentabilidade”. O Banrisul, disse, não pode perder o sentido da sua existência: ”Ser o banco da comunidade gaúcha, de todos os gaúchos, e que nos perdoem os outros”.

Em entrevista, o novo presidente do Banrisul observou que o banco deve acompanhar em 2015 o comportamento do mercado financeiro. Na área do crédito, por exemplo, a expansão será moderada. “Não haverá crescimento de 20%, como aconteceu em anos anteriores. Neste ano, as carteiras de crédito dos bancos deverão expandir em média 10% ou até menos, e o Banrisul está inserido nesse contexto”, disse.

Se a trajetória do Produto Interno Bruto (PIB) melhorar, a rota do crédito será revisada. Há, entretanto, estratégias que serão colocadas em operação, no curto prazo. Entre elas, Mota citou a maior velocidade de vendas nas áreas de seguro e cartões. O fundamental ao sistema, afirmou, é a economia ter estabilidade. “O sistema bancário é caixa de ressonância do sistema econômico. Se as empresas prorrogarem seus projetos para um momento econômico de maior confiança, os bancos terão que aguardar e esperar o restabelecimento da economia”, avaliou. Mota salientou ainda que sua gestão se dedicará para que o Banrisul seja um banco “moderno e equilibrado entre a tradição e a inovação, com base em um projeto compartilhado com a sociedade rio-grandense e alicerçado na equipe de colaboradores, na sociedade e nos acionistas”.

Num rápido balanço da sua gestão, o ex-presidente Túlio Zamin se despediu do cargo lembrando que, no comando do Banrisul, deu continuidade às gestões anteriores, centradas no binômio crescer e expandir. A Rede Vero passou de 90 mil pontos credenciados para 166 mil pontos, até 31 de dezembro de 2014. Em três anos, o banco, com o sócio (CrediIMatone), constituiu uma carteira de mais de R$ 3 bilhões em crédito consignado, onde os clientes são servidores públicos e beneficiários do INSS. Já o número de agências passou de 437 para 528 – ou 91 unidades a mais.

Como vice-presidente, assumiu o economista Irany de Oliveira Sant’Anna Júnior, funcionário do Banco Central do Brasil há 21 anos. Foram empossados também mais sete diretores. Destes, seis são servidores de carreira do Banrisul: a diretora Administrativa, advogada Suzana Flores Cogo, o diretor de Administração de Recursos Humanos, economista Jorge Luiz Oliveira Loureiro, o diretor Comercial (graduado em Ciências Contábeis), Leodir Antonio Araldi, o diretor de Tecnologia (graduado em Análise de Sistemas), Jorge Fernando Krug Santos, o diretor Financeiro e de Relações com Investidores, economista Ricardo Richiniti Hingel, e o diretor de Crédito, Oberdan Celestino de Almeida. O diretor de Planejamento e Expansão de Negócios, economista Júlio Francisco Gregory Brunet, é servidor público – foi agente fiscal do Tesouro do Estado e assessor do gabinete do governador, da Corsan e de secretarias.

No currículo do novo presidente, destacam-se atuações como assessor técnico, gerente de Operações com o Mercado Aberto, gerente de Mercado Aberto, chefe de Departamento de Crédito Imobiliário (1994 a 1995), chefe do Departamento de Gestão de Riscos (1996 a 1997), chefe do Departamento Financeiro (1997 a 1998), membro efetivo do Comitê de Crédito (1994 a 1998), presidente do Comitê de Captação e Alocação de Recursos (1997 a 1998), chefe do Departamento de Organização e Métodos (janeiro a setembro de 1999), superintendente regional (1999 a 2003) e membro efetivo do Comitê de Crédito do Banrisul (2003 a 2006), entre outros postos.

Participaram do ato de posse o secretário da Fazenda e presidente do Conselho de Administração do Banrisul, Giovani Feltes, o presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, a secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, secretários, parlamentares, ex-presidentes do Banrisul e dirigentes do Tribunal de Justiça do Estado, do Tribunal de Contas, da Procuradoria-Geral do Estado, da OAB-RS e de federações empresariais, entre outras entidades.

Texto: Heron Vidal

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Comentários