Definida a programação do 1º Fórum Norte Gaúcho do Leite

Evento será  realizado no dia 12 de agosto em Sertão
 


                Foi definida, nesta semana, a programação oficial do 1º Fórum Norte Gaúcho do Leite, que será realizado no dia 12 de agosto em Sertão, no Centro Cultural 5 de Novembro. Com uma expectativa de público de mais de 400 pessoas, entre eles produtores rurais, que tenham a bovinocultura leiteira como principal atividade econômica na propriedade, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, professores e acadêmicos, o evento vai contar com palestrantes pesquisadores e profissionais renomeados na área internacionalmente. 

                O 1º Fórum Norte Gaúcho do Leite, que tem como objetivo trazer informações estratégicas e técnicas para o setor, em âmbito local e regional,  é uma promoção e realização da Prefeitura de Sertão, Sindicato Rural de Sertão, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Sertão – ACISAS, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Câmpus Sertão, Sicredi Estação, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sertão, Cooperativa Santa Clara, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e Serviços de Getúlio Vargas – ACCIAS e Emater/Ascar-RS – Escritório de Sertão.

As palestras vão abordar temas sobre a cadeia produtiva do leite, entre eles mercado lácteo, competitividade, reprodução animal para melhorar a genética com reflexo na produção de leite, manejo de silagem, nutrição animal, importância econômica da atividade leiteira na região, no Estado, no Brasil e no Mundo.

O Fórum contará com a participação de na área, e durante os intervalos haverá “Milk-breaks” para os participantes apreciarem os produtos lácteos. Contará, ainda, com uma palestra internacional ministrada pelo holandês Fokko Tolsma, Business Manager CRV BU Latin America, atuando como responsável pelo setor leiteiro da CRV-Lagoa e CRV Holanda, sobre “Influência do melhoramento genético, da nutrição, conforto animal e reprodução na produção de leite”. Ele é reconhecido mundialmente por ser um dos maiores especialistas mundiais em casqueamento e manejo nutricional de animais.

 

PROGRAMAÇÃO:

8h –                       Recepção e Credenciamento

9 horas –               Abertura Oficial

9h15min  –           Palestra: Análise de Mercados Lácteos

Palestrante  - Alexandre Guerra - Presidente do Sindilat/RS; membro diretor da Fiergs; diretor administrativo e financeiro – Coop. Santa Clara; formado em Ciências Econômicas pela Universidade Caxias do Sul – Fundação Educacional da região dos vinhedos (FERVI), Bento Gonçalves /RS, Especialização em Inteligência Estratégica, Especialização em Gestão Empresarial- Ênfase em Gestão Industrial e Extensão Empresarial.

10h30min –         Palestra: Manejo de Silagem

Palestrante:          Francisco Van Riel - Médico veterinário, Especialista em Manejo de Rebanhos Leiteiros, Especialista em Nutrição de Bovinos de Leite, Assistente Técnico DSM Tortuga.

11h45min  -         Almoço

13h30min  –        Palestra:  Importância Econômica da Atividade Leiteira

Palestrante – Vilmar Fruscalso - Técnico em Agropecuária, Engenheiro Químico – PUCRS, Engenheiro Agrônomo – UFRGS, Mestre em Zootecnia – UFRGS, Doutorado em Bem-estar Animal – UFSC, funcionário da Emater/RS - ASCAR – Assistente Técnico Regional em Sistemas de Criação Animal – ESREG Erechim.

14h45min –         Palestra:  Influência do melhoramento genético, da nutrição, conforto animal e reprodução na produção de leite

Palestrante: Fokko Tolsma - Zootecnista – Business Manager CRV BU Latin América, representa e atua na empresa CRV Lagoa e CRV Holanda.

16h15min –         Encerramento

 

Comentários