Encerrado VII Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI

Reitor Luiz Mario Spinelli (Fotos Mirela Saldanha / Divulgação)

A pró-reitora de Ensino, professora Rosane Vontobel Rodrigues, na sua fala de despedida do evento disse que “finalizar dois dias tão intensos, citando Miguel Arroyo, me faz reafirmar que nesses momentos em que nossas experiências, conhecimentos e propostas se encontram, são debatidas e refletidas, podemos marcar novos inícios e qualificar processos já em andamento, os quais não seriam tão ricos, nem tão qualificados se o fizéssemos sozinhos”. De acordo com a professora Rosane “o Seminário de Formação Continuada de Gestores tem sido um espaço ímpar para refletirmos sobre saberes e recuperamos diferentes experiências que se estabelecem no cotidiano da gestão dos cursos, dos setores e também da sala de aula e assim nesse ambiente de encontros e reencontros serve também para ampliarmos o exercício da humana docência”.
A pró-reitora também referiu-se à URI: “precisamos todos compreender que os movimentos processuais de ação-reflexão quando forem para a interligação e unicidade da URI auxiliarão na construção de uma totalidade chamada Universidade – comunitária, multicampi, regional e integrada”. Rosane Vontobel Rodrigues também observou que “espero que os exemplos da UNIAMERICA, UNISINOS, PUCRS, UNISC, UNIVATES E UFFS, auxiliem na crititicidade do ser fazer ensino superior, ensino na educação básica e ensino na pós graduação Strico Sensu”. Finalizando disse que “amanhã já estaremos avaliando este seminário e definindo o foco para o Ciclo de março e para o novo seminário de 2016”. Salientou que “os marcos regulatórios impostos pelo Ministério da Educação fazem com que as instituições, recuperem suas metas constantemente”. Avançando no tempo salientou que o PDI 2016 - 2020 é o instrumento através do qual desenhamos a URI. “Por tudo isso ser gestor exige que reconheçamos a importância de nossa participação consciente e esclarecida nas decisões, na busca de soluções inovadoras e comprometidas com a qualidade do ensino e a capacidade de gerir simultaneamente os aspectos administrativos”. Lembrou uma lição do poeta Manuel de Barros: “a força do homem que quer construir vêm do olho que vê, da lembrança que revê, e da imaginação que transvê”. Por fim agradeceu à direção da URI Erechim e à participação de todos.

Programação
Na programação desta terça-feira, 21/7, foram abordados diversos temas entre os quais para o segmento ensino superior, ‘Inclusão e acessibilidade no Ensino Superior: desafios políticos e pedagógicos’ com a Profª Drª Maria Claudia Dal’Igna/UNISINOS e Profª Drª Miriam Dolores Baldo Dassi/UNISINOS. Às Escolas de Educação Básica, ‘Case da Escola Educar-se - UNISC’ com a Profª Maria Rita Peroni/UNISC. Para Técnico-Administrativos ‘Minha Função, sei ou não sei?’, com o Prof. MS. Luis Fernando Cantele/URI Erechim.
Para o segmento Ensino Superior o tema ‘O recredenciamento de Universidades e a Regulação Nacional’ com a Profª Drª Marion Creutzberg/PUC. Para o segmento Stricto Sensu ‘Avaliação e Desafios da Pós-Graduação Stricto Sensu’, com o Prof. Dr. Joviles Vitório Trevisol/UFFS/Chapecó. Para o segmento Escolas de Educação Básica ‘Case do Centro Educacional Profissionalizante/UNIVATES com a Profª Edí Fassini/UNIVATES. Às 15h45min todos retornaram ao salão de atos para avaliação e encerramento do evento que foi um sucesso, e com a promessa do próximo para 2016.

O reitor Luiz Mario Spinelli, ao final do VII Seminário de Formação Continuada para gestores da URI fez um agradecimento especial a todos os participantes que se deslocaram até Erechim, entendendo que o Seminário, mais uma vez, atingiu plenamente seus objetivos principais, que visam afinar o processo de comunicação, de ação e de comprometimento entre todos os setores que compõem a vida institucional da URI, a despeito das distâncias geográficas entre algumas unidades e de pontuais diferenças histórico/culturais entre as seis cidades onde a Universidade mantém suas unidades. O reitor fez a entrega simbólica de um mimo a cada participante que os receberam posteriormente.


Opiniões
Para o pró-reitor de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação, Giovani Palma Bastos, “o evento é um grande encontro com a participação dos gestores da URI, ampliando as possibilidades de diálogo, repensando o planejamento e metas estratégicas para o futuro da Instituição.
O objetivo principal do Seminário é socializar e integrar, com vistas à mobilização para um conjunto de ações no sentido de implementar processos, estruturar ações em vista da excelência, da inovação e do desenvolvimento. Em debate, os limites, avanços e desafios de uma gestão mais horizontal e aberta.


O pró-reitor de Administração, Nestor Henrique De Cesaro, avaliou que uma preocupação importante nas organizações é o alinhamento das ações com sua missão e objetivos. “Não é diferente na nossa instituição. É preciso deixar claro para gestores de todos os níveis quais são as estratégias para superar os desafios”, disse. Segundo o pró-reitor, “nesse contexto este seminário é fundamental, pois além de discutir as questões temáticas, também promove a integração”. Para o professor Nestor De Cesaro esta VII edição do seminário, que volta a Erechim depois de passar pelos outros câmpus, “também demonstra que a instituição já entendeu sua importância e a adesão é praticamente total”.

Comentários