Programação das Reuniões Técnicas do Milho e do Sorgo contampla temas diversificados


Evento se realiza de 14 a 16 de julho, no Campus II da Faculdade Ideau, em Getúlio Vargas


 



A programação da 60ª Reunião Técnica Anual do Milho e da 43ª Reunião Técnica Anual do Sorgo, que se realizam em Getúlio Vargas, envolve temas diversificados que serão apresentados através de palestras técnicas, trabalhos científicos sobre as temáticas milho e sorgo e oficinas para discussão de indicações técnicas para o cultivo destes dois cereais no Estado do Rio Grande do Sul para a Safra 2015/2016. O evento será realizado no Campus II da Faculdade Ideau, de 14 a 16 de julho.

Nesses três dias, centenas de pesquisadores, extensionistas, agricultores e estudantes também conhecerão os resultados do Ensaio Estadual de Híbridos de Milho 2014/2015 e dos ensaios de cultivares de sorgo corte/pastejo, silageiro e sacarino, que será apresentado pela Fepagro. Este ano, serão editadas as indicações técnicas para o cultivo do milho e do sorgo no Rio Grande do Sul, para atualizar as recomendações com os avanços alcançados pela pesquisa nos últimos dois anos. Organizado em parceria com a Embrapa Trigo, o Ensaio serve para avaliar o potencial produtivo das principais cultivares de trigo indicadas para o cultivo no Rio Grande do Sul. Na safra 2014, foram avaliadas 33 cultivares em 23 regiões diferentes. As produtividades médias observadas foram baixas, um reflexo das condições ambientais desfavoráveis. Entretanto, algumas cultivares se destacaram, que são ótimas opções para reduzir o risco da lavoura quando são esperadas condições adversas, como é o caso da safra 2015.

A abertura oficial será na noite do dia 14, a partir das 19h, com palestra sobre  Milho no Cenário Mundial, com o ATR da Emater/RS, Cláudio Doro. Na sequência, haverá pronunciamento das autoridades, estando confirmadas presenças de representantes do Governo Estadual. No dia 15, Ecofisiologia e Rendimento  de Grãos na Cultura do  Milho será o tema abordado pelo professor pesquisador da UESC, Dr. Luis Sangoi, a partir das 9h20min. Antes dele, a partir das 8h30min, o assunto será Biotecnologia e novos híbridos, a ser abordado pela Syngenta.  Às 11h, o engenheiro agrônomo Roberto Favaretto, TD, da Agroceres, fala sobre Sistemas Agronômicos com foco em Manejo Integrado de Plantas Daninhas.  Após o almoço, acontecem as reuniões das Comissões Técnicas.

Já no dia 16 de julho, a primeira palestra é sobre Manejo  da resistência de insetos a tecnologia BT, com o Engenheiro Agrônomo Fabrício Passini, Gerente de Agronomia Unidade Sul, da Pioneer. Em seguida, o Dr. Paulo Regis Ferreira da Silva, professor colaborador convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e consultor técnico do Instituto Rio Grandense do Arroz, vai falar sobre a Estratégia para Aumento da Eficiência  do Nitrogênio em Milho.

 Após o intervalo da manhã, Melhoramento Genético em Milho será tema de debate da Dekalb. À tarde, novamente a acontecem as reuniões das Comissões Técnicas. Após o intervalo, haverá apresentação dos trabalhos selecionados nas Comissões Técnicas e se realiza a Assembleia Geral da 60ª RTAMS. O encerramento da 60ª RTAMS -2015 será ás 17 horas.

Outras informações sobre a programação da 60ª Reunião Técnica Anual do Milho e 43ª Reunião Técnica Anual do Sorgo podem ser conferidas junto aos organizadores, que são a Emater/RS-Ascar, a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária - Fepagro -, a Embrapa Clima Temperado, a Faculdade Ideau, a Prefeitura de Getúlio Vargas, o Sindicato Rural de Getúlio Vargas, a Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e Serviços – ACCIAS, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Getúlio Vargas e o Sicredi Estação. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ideau.com.br. São patrocinadores do evento a Syngenta, Sementes Agroceres, Pioneer Du Pont, Dekalb e Sicredi Estação.

 

Comentários