Rio Toldo - Acervo revela a diversidade econômica do local

Localizada na área urbana do Distrito do Rio Toldo, a chácara do administrador Wilson Loch preserva os hábitos e costumes do homem do campo. Além da pequena criação de ovelhas uma égua e um cavalo se dividem entre o estábulo e o pasto. Os temperos para a comida campeira e a carne assada são colhidos na horta.

Engrenagens do antigo Moinho Aurora, do comerciante e produtor
Guilherme Tagliari.

Localizda no Distrito do Rio Toldo, propriedade de Wilson Loch
recebe visitantes intressados no cotidiano da vida rural
representado por um variado acervo .

Máquinas de costura, ferro de passar roupa, balança, máquina de escrever e
registradora, entre as centenas de instrumentos de trabalho, muitos dos
quais da primeira metade do século passado.
         O Recanto do Campeiro, nome estampado no pórtico de entrada da propriedade faz jus a escolha. Quem passa pela rua vê duas grandes engrenagens de madeira. Movidas por uma grande roda d’água, as engrenagens movimentavam as polias e as correias do Moinho Aurora. O estabelecimento construído na década de 1940 pelo comerciante Guilherme Tagliari moía o trigo e o milho dos produtores locais e utilizava um cilindro importado da Bélgica no ano de 1938, e que chegou com atraso de quase uma década devido à 2ª Guerra Mundial.

         Objetos campeiros como selas, arreios, laços e rodas de carroças estão distribuídos pelo pátio e na área da churrasqueira. No interior da casa, dotada de fogão campeiro, lareira, mesa e bancos forrados por pelegos, um variado acervo de objetos e fotografias. Fole utilizado para forja, objetos em couro, ferramentas diversas, rádios, telefones, máquinas de escrever, calcular e costurar, que no passado eram sinônimos de modernidade, é preservado.

         Ligado ao tradicionalismo gaúcho o proprietário recebe os amigos para almoço e jantar mediante reserva. A coleção teve início a cerca de dez anos e o local também tem abrigado eventos como o realizado recentemente pelo Escritório Municipal da Ascar-Emater de Getúlio Vargas que reuniu cerca de quarenta agricultores. Pela importância do acervo e o conhecimento de Wilson Loch o local já integra o roteiro turístico regional.

     Texto e fotos: Neivo A T Fabris   

Comentários