Aberto Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação da URI Erechim
Com a palestra sobre o Facebook, uma das tecnologias que vem revolucionando a área de informática e de comunicação no mundo todo, teve início na noite de segunda-feira, 21, o Primeiro Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação (CONIGTI), promovido pela URI Erechim,
Para falar sobre o tema, a organização do evento, ligada à área de Engenharia e Ciência da Computação, trouxe o brasileiro Gabriel Dalalio, que trabalha na sede do Facebook, na Califórnia, Estados Unidos. Dalalio, 24 anos de idade, natural de São Paulo, mostrou os desafios enfrentados para chegar ao Facebook.
![]() |
Abertura do Congresso teve a presença de lideranças acadêmicas e civis |
A sua caminhada começou com a participação em olimpíadas do conhecimento durante o Ensino Médio quando conquistou várias medalhas de ouro, inclusive em competições internacionais, na Argentina e no Egito.
Já como acadêmico de Engenharia da Computação do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), Gabriel obteve medalha de ouro e se classificou com sua equipe para a Final Mundial da Maratona de Programação, que ocorreu em Varsóvia, Polônia, em 2012. O fato se repetiu em 2013, ao participar da final mundial em São Petersburgo, na Rússia. Nesse mesmo ano, fez estágio no Facebook, nos Estados Unidos e no ano seguinte, depois de formado, Gabriel foi contratado pela sede de Vancouver, Canadá, onde trabalhou até o final do ano que passou e depois foi transferido para a Califórnia.
“A nossa responsabilidade é enorme, pois precisamos pensar que estamos atingindo 1,5 bilhão de usuários em todo mundo”, frisou Gabriel. “No entanto, a empresa nos dá muita liberdade para trabalhar, mas temos metas a cumprir. Por isso, o estudo, o interesse, a atenção e a concentração são fatores fundamentais para que possamos cumprir com nossas obrigações”, afirmou.
Gabriel destacou, em entrevista, que o Facebook vem se constituindo numa excelente ferramenta para as diversas organizações pelo seu grande alcance. Ressaltou que a empresa atende, basicamente, a temática do Congresso, que é a gestão, a tecnologia e a inovação. “Além disso, o Facebook tem projetos em muitas áreas, inclusive para deixar a internet mais barata em países subdesenvolvidos”, informou Gabriel.
Ao comentar sobre a sua rápida trajetória profissional, disse: “Espero que a minha história possa despertar o interesse em outros profissionais do país, pois a empresa já possui muitos brasileiros nos Estados Unidos. O Portal URI Online Judge, desenvolvido pelo Curso de Ciência da Computação da URI, é um exemplo disso, pois pode gerar futuros colaboradores do Facebook”, acrescentou. E concluiu: “Decidir cedo o que se quer é fundamental”, resumiu ele, que começou a atuar na área de programação desde os 14 anos. “No Facebook existe um lema: Essa jornada só tem 1% acabada”, concluiu Gabriel, sem revelar o que ainda vem pela frente nessa área.
O Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação da URI reúne acadêmicos dos Cursos de Engenharias Agrícola, Alimentos, Civil, Elétrica, Mecânica e Produção, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação. O Congresso tem o patrocínio da Di Qualitá Estofados, de Anchieta, Santa Catarina; Tractebel Energia; CRERAL; Menno Equipamentos para Escritório; Corsan; e Duo Formaturas. O evento segue até sexta-feira, 25, com a realização de palestras e minicursos específicos de cada área. Para esta quarta-feira, 23, está programada a conferência com o astronauta brasileiro Marcos Pontes, às 19h30min, no Salão de Eventos da Universidade, que vai falar sobre como transformar sonhos em realidade.
Comentários
Postar um comentário