Aberto Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação da URI Erechim

Com a palestra sobre o Facebook, uma das tecnologias que vem revolucionando a área de informática e de comunicação no mundo todo, teve início na noite de segunda-feira, 21, o Primeiro Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação (CONIGTI), promovido pela URI Erechim,
Para falar sobre o tema, a organização do evento, ligada à área de Engenharia e Ciência da Computação, trouxe o brasileiro Gabriel Dalalio, que trabalha na sede do Facebook, na Califórnia, Estados Unidos. Dalalio, 24 anos de idade, natural de São Paulo, mostrou os desafios enfrentados para chegar ao Facebook.
 
Abertura do Congresso teve a presença de lideranças acadêmicas e civis
 
A sua caminhada começou com a participação em olimpíadas do conhecimento durante o Ensino Médio quando conquistou várias medalhas de ouro, inclusive em competições internacionais, na Argentina e no Egito.
Já como acadêmico de Engenharia da Computação do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), Gabriel obteve medalha de ouro e se classificou com sua equipe para a Final Mundial da Maratona de Programação, que ocorreu em Varsóvia, Polônia, em 2012. O fato se repetiu em 2013, ao participar da final mundial em São Petersburgo, na Rússia. Nesse mesmo ano, fez estágio no Facebook, nos Estados Unidos e no ano seguinte, depois de formado, Gabriel foi contratado pela sede de Vancouver, Canadá, onde trabalhou até o final do ano que passou e depois foi transferido para a Califórnia.
“A nossa responsabilidade é enorme, pois precisamos pensar que estamos atingindo 1,5 bilhão de usuários em todo mundo”, frisou Gabriel. “No entanto, a empresa nos dá muita liberdade para trabalhar, mas temos metas a cumprir. Por isso, o estudo, o interesse, a atenção e a concentração são fatores fundamentais para que possamos cumprir com nossas obrigações”, afirmou.
Gabriel destacou, em entrevista, que o Facebook vem se constituindo numa excelente ferramenta para as diversas organizações pelo seu grande alcance. Ressaltou que a empresa atende, basicamente, a temática do Congresso, que é a gestão, a tecnologia e a inovação. “Além disso, o Facebook tem projetos em muitas áreas, inclusive para deixar a internet mais barata em países subdesenvolvidos”, informou Gabriel.
Ao comentar sobre a sua rápida trajetória profissional, disse: “Espero que a minha história possa despertar o interesse em outros profissionais do país, pois a empresa já possui muitos brasileiros nos Estados Unidos. O Portal URI Online Judge, desenvolvido pelo Curso de Ciência da Computação da URI, é um exemplo disso, pois pode gerar futuros colaboradores do Facebook”, acrescentou. E concluiu: “Decidir cedo o que se quer é fundamental”, resumiu ele, que começou a atuar na área de programação desde os 14 anos. “No Facebook existe um lema: Essa jornada só tem 1% acabada”, concluiu Gabriel, sem revelar o que ainda vem pela frente nessa área.
O Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação da URI reúne acadêmicos dos Cursos de Engenharias Agrícola, Alimentos, Civil, Elétrica, Mecânica e Produção, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação. O Congresso tem o patrocínio da Di Qualitá Estofados, de Anchieta, Santa Catarina; Tractebel Energia; CRERAL; Menno Equipamentos para Escritório; Corsan; e Duo Formaturas. O evento segue até sexta-feira, 25, com a realização de palestras e minicursos específicos de cada área. Para esta quarta-feira, 23, está programada a conferência com o astronauta brasileiro Marcos Pontes, às 19h30min, no Salão de Eventos da Universidade, que vai falar sobre como transformar sonhos em realidade.

Comentários