Vestibular de Verão da URI mobiliza centenas de estudantes de toda região

A URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) realizou neste domingo, 22, o Vestibular de Verão. No câmpus de Erechim, estavam inscritos 1.650 candidatos. O índice de abstenção foi de 8,7%. O processo seletivo reuniu candidatos do Rio Grande do Sul, especialmente das regiões Alto Uruguai e Norte do Estado, bem como de Santa Catarina e até do Maranhão. A prova, realizada das 14h às 18h, transcorreu dentro da normalidade.
A prova foi realizada neste domingo (Foto: Imprensa URI)
 
Neste ano, os candidatos tiveram três propostas para redação. A primeira foi sobre o trabalho noturno, que vai desde os realizados no chão de fábrica até às aulas nas universidades. A segunda pedia o ponto de vista dos candidatos sobre luz versus escuro; alegria versus tristeza; e sol versus nuvens escuras. A terceira proposta pedia para que os candidatos escrevessem a respeito das consequências que o aumento da energia elétrica trouxe para os consumidores, tanto financeiramente quanto no seu comportamento.
O Curso que registrou a maior procura neste Vestibular de Verão foi Direito/noturno, com uma média de 2,9 candidatos por vaga. Em seguida, o Curso de Odontologia, com 2,6 candidatos por vaga; Engenharia Civil, com 2,3 candidatos por vaga; Psicologia e Agronomia, com 2,2 candidatos por vaga. Outros cursos também tiveram boa procura pelos vestibulandos, Entre eles, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Farmácia, Ciências Biológicas/bacharelado e Nutrição.
O Vestibular teve 26 candidatos acima dos 35 anos que buscam uma vaga em vários cursos. Eles realizaram uma prova especial em local distinto dos demais candidatos. O gabarito da prova foi divulgado logo após o encerramento do concurso, às 18h, e pode ser conferido no site vestibular.uri.br.

Listão
A lista dos aprovados será conhecida nesta terça-feira, 24, às 10h30min, pelo site vestibular.uri.br. Após a divulgação da lista dos aprovados, a Universidade estará disponibilizando também os boletins de desempenho dos candidatos. As matrículas terão início na quarta-feira, 25, de acordo com o cronograma entregue aos vestibulandos na saída da prova.

Acolhida aos familiares
Enquanto os vestibulandos desenvolviam a prova, os familiares que acompanharam seus filhos no concurso participaram de um encontro com a direção da Universidade. Eles foram recebidos pelo Diretor-Geral, Paulo José Sponchiado; pela Diretora Acadêmica, Elisabete Maria Zanin; e pelo Diretor Administrativo, Paulo Roberto Giollo, que repassaram informações sobre a Instituição e as alternativas oferecidas aos alunos para uma melhor qualificação acadêmica. Os familiares elogiaram a iniciativa salientando que nunca haviam sido recebidos desta forma em outras instituições.

O encontro serviu também para apresentar o Projeto “URI Carreiras”, destinado a orientar os acadêmicos durante a sua graduação. O programa foi apresentado pela professora Letícia Ribeiro Souto Pinheiro, do Curso de Psicologia, que coordena o projeto. Ela também apresentou o CEAPPI (Centro de Estudos e Acompanhamento Psicológico e Psicopedagógico), serviço de apoio aos acadêmicos e professores nas áreas social, emocional e de aprendizagem.

Comentários