Direção da Amau define ações para auxiliar na reabertura do Banco de Sangue

A reabertura do Banco de Sangue (BS) de Erechim está próxima de acontecer. Ao menos, se depender dos esforços das lideranças do Alto Uruguai. Na tarde desta quinta-feira (11), prefeitos e dirigentes da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) estiveram visitando as instalações do BS para definir ações que contribuam para o pronto reestabelecimento das atividades da instituição.
 
Foto: Banco de Sangue
 
Recebidos pelo interventor judicial do Banco de Sangue, Jackson Arpini, os prefeitos conheceram as melhorias implantadas na estrutura da entidade, com destaque para novos equipamentos e mobiliários, além de ajustes nos processos de controle e coleta do material. Arpini também entregou ao grupo um relatório detalhado dos investimentos efetuados e da destinação dada aos recursos angariados junto à comunidade regional. Ao serem oficialmente informados do protocolo encaminhado na manhã desta quinta-feira pelo BS ao Estado, no qual o Banco de Sangue pede o levantamento da interdição cautelar da instituição (determinada há cerca de 60 dias pela Centro Estadual de Vigilância em Saúde/CEVS), os chefes dos executivos municipais reafirmaram o compromisso de seguir colaborando financeiramente com o custeio do Banco de Sangue.
O presidente da AMAU, Lirio Zarichta, antecipou que irá formalizar o encaminhamento de uma nova proposta de parceria aos prefeitos nos próximos dias. Por sua vez, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, já antecipou que o município irá realizar repasses complementares, assim como fez em 2015, para auxiliar no processo de recuperação das atividades normais do Banco de Sangue. Segundo a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, representantes do Estado devem vir a Erechim na próxima semana para realizar a inspeção que determinará a reabertura. Caso eles entendam que há condições imediatas da retomada dos trabalhos, o Banco de Sangue deve entrar em funcionamento no dia seguinte.

Comentários