Fórum de Educação 2016 de Getúlio Vargas já tem confirmadas cerca de 500 inscrições

Evento, que tem como tema “Educar como (po)ética:
a docência em construção", será realizado de 20 a 22 de julho

                Cerca de 500 pessoas já confirmaram presença no XXI Fórum Municipal de Educação, XVIII Fórum Regional de Educação e XVII Fórum Nacional de Educação. Promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, com apoio do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (Faculdades Ideau) e Universidade Regional Integrada (URI – Campus de Erechim), o evento será desenvolvido nos dias 20, 21 e 22 de julho de 2016, no Campus 2 da Faculdade Ideau.
                As inscrições, que se limitam ao número de 600, podem ser realizadas pela internet, no site da Prefeitura, até o dia 8 de julho. Com o tema “Educar como (po)ética: a docência em construção”, o Fórum tem como objetivo promover a formação continuada de professores das Redes Municipal, Estadual e Particular do município de Getúlio Vargas e da região e é direcionado a professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação de todas as áreas do conhecimento, em especial, das áreas de ciências humanas e sociais; educadores e gestores atuantes nos sistemas público e privado de ensino; lideranças de entidades sociais e demais interessados.
                O evento contará com conferências de professores renomados e 20 oficinas pedagógicas com grandes nomes Mestres e Doutores da área da educação. Cada oficina conta com 35 vagas. O encerramento do Fórum será no dia 22, às 16h30min com show com a Banda Latitude 27.

            PALESTRANTES
            Prof. PhD. Julio Roberto Groppa Aquino
                Entre os grandes nomes do Fórum está o do Prof. PhD. Julio Roberto Groppa Aquino - USP, que fará a conferência com o tema "Amizade intelectual como cerne do éthos docente", no dia 20 de julho, a partir das 9h. Aquino é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com Mestrado e Doutorado em Psicologia Escolar pelo IPUSP, bem como Pós-doutorado pela Universidade de Barcelona e livre-docência pela FEUSP. Pesquisador do CNPq e da FAPESP e vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa voltados ao encontro do pensamento foucaultiano com a educação brasileira, bem como aos processos de governamentalização em curso na atualidade educacional. É autor, coautor e organizador de um conjunto de artigos, livros e capítulos, com vistas a uma crítica sistemática das práticas educacionais em voga, tanto em sua versão formal quanto na não formal. Foi um dos ganhadores do prêmio Jabuti, categoria educação/pedagogia, em 2015, com o livro Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o éthos docente.
                Profº Dr. Jair Antônio Krassuski

Neste mesmo dia, outro conferencista de renome é Jair Antônio Krassuski - UFSM, que abordará "A dimensão ética do educar", a partir das14h. Krassuski possui graduação em Filosofia pela Escola Superior de Estudos Filosóficos e Sociais, Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Desde 1997 é professor do quadro permanente do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria. Leciona nos Cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Filosofia e atua no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado e Doutorado), como pesquisador e orientador. Pesquisa e orienta na área de Filosofia Prática, na linha de Ética e Meta-ética nos seguintes temas: ética e política, ética e meta-ética, ética e religião, em autores modernos e contemporâneos. Atualmente coordena o Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio - UAB.
                Profº Me. Felipe Biasus
                Na noite do dia 20, a conferência será do Profº Me. Felipe Biasus – URI, com o tema "O trabalho e o papel da resiliência". Biasus possui Mestrado em Psicologia, área de concentração Processos Psicossociais, Saúde e Desenvolvimento Psicológico, pela UFSC. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, políticas públicas e envelhecimento. Atualmente é coordenador do Curso de Psicologia da URI Erechim onde é professor, pesquisador e supervisor acadêmico do curso; Colaborador do Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição -LACCOS/UFSC e colaborador do Laboratório de Educação Ambiental - LabEA/URI. Membro do Comitê Institucional de Avaliação de Projetos CIAP-URI.
            Prof.ª Dra. Fernanda Cascaes Teixeira – URI
                No dia 21, a Prof.ª Dra. Fernanda Cascaes Teixeira – URI fará a conferência "Novas configurações familiares", às 19h. Ela é Doutora e Mestre em Psicologia do Trabalho, das Organizações e da Aprendizagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Psicologia Clínica com ênfase em Terapia Relacional Sistêmica pelo Instituto Familiare e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua sobre os processos de ensinar, aprender e programar ensino. Nos anos de 2008 e 2009 lecionou na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim. Nos anos de 2010 e 2011 residiu no sudoeste da China onde dedicou-se ao aprendizado da língua chinesa e da cultura oriental e atuou como professora da língua inglesa. Atualmente reside na cidade de Erechim, onde leciona em cursos de graduação na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e atua como psicóloga clínica no Evolvere: Instituto de produção de conhecimento e intervenções em processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano.

            MESA REDONDA
            No dia 22, a partir das 9h, acontece Mesa Redonda com o tema Base Nacional Comum, com os conferencistas Profº Dr. Élcio José Corá – UFFS / MEC e Profº PhD. Máximo Daniel Lamela Adó – UFRGS.
                Prof. Dr. Élcio José Corá – UFFS / MEC



                Élcio José Corá tem graduação e Mestrado em Filosofia pela UFSM e Doutorado pela PUC/RS em Filosofia com estágio de doutorado na Università Degli Studi di Napoli Federico II (Itália). Membro dos Grupos de Pesquisa "Ética e Ética Aplicada' (UFSM) e "Ética e Política" (UFFS). Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Foi Diretor de Políticas de Graduação da UFFS no período de 2010 a 2015. Contribuiu e coordenou a elaboração e implementação de algumas das principais políticas institucionais, como por exemplo: Política Indígena, Política de Acessibilidade, Política de Mobilidade Acadêmica e Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores. Atualmente é Coordenador Geral do Ensino Fundamental do Ministério de Educação (MEC). Tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: Hermenêutica, Ética, Formação de Professores, Educação Integral e Base Nacional Comum Curricular.
                Prof. PhD. Máximo Daniel Lamela Adó – UFRGS
                Professor Adjunto no Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação UFRGS. Doutor em Educação pela UFRGS. Mestre em Literatura (Teoria literária) e Licenciado em Ciências Sociais pela UFSC. Realizou estágio pós-doutoral em Educação na FACED-UFRGS em 2014 e 2015 com projetos de pesquisa vinculados ao Departamento de Ensino e Currículo e ao Programa de Pós-graduação em Educação com Bolsa PDJ do CNPQ e supervisão da Profa. Dra. Sandra Mara Corazza. Foi professor substituto na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - FABICO/UFRGS ministrando disciplinas relacionadas à Filosofia da linguagem e comunicação, Teorias da Representação, Educação e Comunicação, Cinema e Literatura; professor visitante nos cursos de Aperfeiçoamento, Extensão e Especialização do projeto Ler e escrever o mundo: a EJA no contexto da educação contemporânea da Universidade de Caxias do Sul, e professor convidado na Especialização em Pedagogia da Arte da UFRGS, ministrando a disciplina Sociologia da cultura.
                Prof. PhD. Altair Fávero – UPF
                À partir das 14h, do dia 22, é a vez da Conferência: "Entre a improvisação e o conhecimento: a criatividade na construção da docência", com o conferencista: Prof. PhD. Altair Fávero – UPF. Ele possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo, especialização em Epistemologia das Ciências Sociais, Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México. Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo. É professor do Corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação atuando na linha de Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Epistemologia, docência na educação superior e políticas para o ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ensino de filosofia, educação, pragmatismo, formação docente, políticas educacionais, ética, tendências e modelos de gestão na educação superior. Coordena o projeto " Docência Universitária, política educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios&quot. É pesquisador da Rede de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (REPES - Furg) e do Grupo de pesquisa Racionalidade e Formação (Pucrs) todos cadastrados no CNPq. Possui mais de 150 trabalhos publicados, 27 livros e 57 capítulos de livros, além de participações em eventos, produções técnicas e artísticas.


SERVIÇO:
Inscrições – online
- Valor: R$ 70,00
- Período: 01/06/16 a 08/07/16 ou enquanto houver vagas.
- Inscrições gratuitas para os profissionais da educação da RME de Getúlio Vargas/RS
- A inscrição dará direito a um exemplar da Revista “Saberes e Fazeres Educativos” – 2016
- O preenchimento das vagas nas oficinas pedagógicas será conforme ordem de inscrição.

- Os inscritos poderão participar de uma oficina pedagógica: a mesma nos dois turnos.

Por: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Getúlio Vargas

Comentários