Mestranda de Ecologia da URI realiza pesquisas com javalis

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da URI Erechim, Carla Grasiele Zanin Hegel, está trabalhando em um projeto que visa encontrar padrões para ocupação de javalis na Mata Atlântica brasileira. A pesquisa tem a orientação do professor Jorge Reppold Marinho (URI Erechim), co-orientação do professor Miguel Ângelo Marini e colaboração da professora Luane Reis dos Santos, ambos da Universidade de Brasília (UNB).



Os javalis são espécies generalistas e extremamente agressivas que causam grandes impactos e às vezes irreversíveis aos ecossistemas. O objetivo da pesquisa é identificar as variáveis locais do habitat e da paisagem que influenciam nos padrões de ocupação de javalis em diferentes tipos de vegetação da Mata Atlântica e de cultivos agrícolas, por meio de estimativas de probabilidades de detecção e ocupação por modelação de ocupação de estação única. Os pesquisadores querem verificar se em áreas onde ocorre o javali, outras espécies de mamíferos são afetadas, ou seja, se elas estão ausentes ou se evitam estas áreas.
Entre os meses de setembro a novembro de 2015, a mestranda realizou os trabalhos de campo no noroeste do Rio Grande do Sul, na região dos Campos de Cima da Serra, entre os municípios de Lagoa Vermelha à Vacaria (no sentido leste-oeste), e Pinhal da Serra, na Vila Ituim (no sentido norte-sul), tendo como ponto de referência central a Estação Ecológica de Aracuri, no município de Muitos Capões. Essa região tem relatado a maior ocorrência de javalis e de estragos em culturas agrícolas e áreas nativas feitas pelos bandos.
Em abril e maio deste ano a mestranda Carla Hegel esteve na Universidade de Brasília onde estão sendo realizadas as modelagens e análises estatísticas. Ela retornou este mês à Capital Federal e permanece até agosto para conclusão desta fase. Ela também irá fazer a apresentação do trabalho (com dados secundários de suas coletas em campo) sobre “co-ocupação de javalis e jacuaçús no Rio Grande do Sul, durante o XXIII Congresso Brasileiro de Ornitologia em Pirenópolis, no estado de Goiás.


O curso de Mestrado em Ecologia da URI Erechim promove seu processo seletivo anualmente nos meses de novembro a dezembro. Mais informações pelo telefone 54 3520 9000, ramal 9155.

Comentários