Estação- Controle do transmissor da dengue é realizada


O município de Estação tornou-se oficialmente infestado pelo Aedes Aegypti em março de 2016 e desde então estamos travando batalhas diárias para o controle do transmissor da Dengue.


Trabalho sendo executado pela equipe de
Vigilância Ambiental e de Agentes Comunitários
de saúde juntamente com a Secretaria das Obras.


Ontem, dia 05 de janeiro uma nova modalidade de trabalho de prevenção da Dengue se fez necessária.

A Secretaria de Saúde através dos Setores Vigilância Ambiental, Epidemiológica e Equipes de Agentes Comunitárias de Saúde; em parceria com a Secretaria de Obras e sob supervisão da 11ª CRS; realizou a aplicação preventiva de Fumacê em uma pequena área de nosso município.

Esta atividade complementa o trabalho de Bloqueio de transmissão da Dengue que tem como principal objetivo a eliminação sistemática e contínua de reservatórios de água que proporcionam ambiente para a proliferação das larvas.

O Fumacê é utilizado quando se necessita eliminar o mosquito; e isto acontece quando existe alguém na comunidade que apresente pelo menos três dos sintomas que indiquem uma suspeita de Dengue.

Este trabalho normalmente é realizado em três etapas:

1ª etapa - Inicia imediatamente quando existe suspeita de Dengue em um cidadão (com aplicação do fumacê);

2ª etapa – acontece após 5 a 7 dias da 1ª etapa, caso ainda não se tenha o resultado de exames do doente suspeito ou quando o exame confirme a doença Dengue. Caso o exame retorne negativo, se suspende as aplicações do Fumacê.

3ª etapa – acontece após 5 a 7 dias da 2ª etapa, caso confirmado de Dengue.



Lembramos que devem ser mantidos e intensificados os cuidados de limpeza nas casas, terrenos e arredores, pois este verão em especial está proporcionando o calor e umidade para proliferação destes insetos.. Somente a associação dos cuidados de prevenção entre a comunidade e município possibilitará a segurança para todos. Também estaremos prevenindo além da Dengue, a Chikungunya, Febre Zica e Febre Amarela que este ano passará a ser uma nova ameaça.



Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Estação



Comentários