IFRS realiza formatura dos cursos de Engenharia Mecânica e Design de Moda

O Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) celebrou na noite do último sábado, 18, a formatura dos cursos de Engenharia Mecânica e de Tecnologia em Design de Moda da instituição. A solenidade ocorreu no Centro de Tradições Gaúchas Galpão Campeiro e certificou a 10 formandos o grau de bacharéis e a nove o de tecnólogas em Design de Moda.


Nos discursos proferidos pelos oradores das turmas de formandos, o bacharel Rauny Balbinot Pansera e a tecnóloga Marulê Olucoski, dificuldades, alegrias e conquistas dos colegas foram lembrados. Já o Diretor-geral do Campus Erechim, Eduardo Angonesi Predebon, expressou gratidão pela escolha do Instituto Federal como instituição de formação e destacou a importância de momentos como a formatura, que representa um coroamento do esforço e dedicação dos estudantes: “Essa é a nossa retribuição para a sociedade, principalmente para uma sociedade que tem que lutar muito para que a gente continue tendo educação pública, gratuita e de qualidade. Isso só acontecerá se todos nós continuarmos vendo a importância de momentos como esse”.
Para a Pró-reitora de Extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos, a formatura é decorrente de uma sucessão de escolhas, pessoais e institucionais, que interferem na vida de outras pessoas e das instituições. Por isso, a conclusão de um curso é sempre resultado de muita coragem, ousadia e determinação. A obtenção de um diploma, atualmente, é uma conquista especialmente importante uma vez que, segundo a Pró-reitora, “vivemos um grave momento político e econômico em que o investimento na educação profissional, técnica e tecnológica deixa de ser prioridade para o governo federal”. A realização da formatura, contudo, fortalece, em suas palavras, a luta cotidiana por recursos e condições para que outros estudantes possam vivenciar a felicidade experimentada na ocasião da formatura.
Cerca de 400 pessoas, entre professores, servidores, familiares e amigos dos formandos estiveram presentes na cerimônia de colação de grau.

Comentários