Obituário - Falece Irmã Franciscana Missionária de Maria Auxiliadora

Na manhã de quarta-feira (23), na casa Betânia, em Passo Fundo, faleceu Irmã Eliana Tonial, rodeada pelas irmãs em oração e louvor. A causa de sua morte foi falência dos órgãos, por hemorragia interna. Seu sepultamento será nesta quinta-feira, dia 24, no Cemitério Memorial da Paz, em Passo Fundo.



Filha de Domingos Tonial e Adele Pacassa, nasceu em Sertão, RS, no dia 22 de outubro de 1921. Nessa localidade, cresceu e recebeu os sacramentos da iniciação cristã. Aos 5 anos de idade, ficou órfã de mãe, sendo a segunda de 4 irmãos. Depois seu pai contraiu segundas núpcias e completou a família de 12 irmãos. Uma delas é Ir. Estelitta, atualmente residindo em Erechim. Outra é Íride, casada em segundas núpcias com Adroaldo Lise, muito conhecida na cidade de Erexim.

Depois de ter cuidado de seus irmãos menores e se dedicado aos afazeres da casa, aos 24 anos de idade, decidiu ser religiosa, ingressando como postulante das Irmãs Franciscanas de Maria Auxiliadora, em Três Arroios, RS.

Realizados os anos iniciais de formação, Ir. Eliana consagrou-se a Deus no dia 23 de janeiro de 1947. Viveu sim a Deus na vida consagrada em fidelidade e generosidade até o final de sua vida, tendo a graça de celebrar 70 anos de vida consagrada e 96 de idade.

Ir. Eliana foi uma pessoa especial. Ela mesma afirma que seus pais a criaram marcada pela simplicidade, caridade, serviço e alegria. E que assumiu a vida religiosa consagrada para seguir a Jesus de verdade. Para tanto, cultivou permanentemente o espírito de oração e sacrifício, um profundo amor à Eucaristia e à Santíssima Trindade, amor às irmãs e à Congregação. Valorizava a comunhão fraterna, era uma presença alegre e de profunda paz, sempre atenta às necessidades dos demais. A fidelidade estava presente em tudo o que realizava e vivia, também no cumprimento das coisas pequenas. Sabia ver o positivo das pessoas e de todas as realidades do dia a dia. Transformou sempre as dificuldades em motivos de maior entrega a Deus e de doação e serviço às pessoas. Para os familiares e as irmãs, Ir. Eliana foi sempre uma bênção, a expressão da bondade e do amor de Deus se manifestando em todas suas palavras, gestos e atitudes.

A grande e significativa missão desenvolvida pela Irmã Eliana toda sua vida foi a partir da cozinha. Fez da cozinha seu campo de prolongamento e preparação da Eucaristia. O fogão durante todos esses anos foi “seu altar”. O Ofertório o viveu com uma total dedicação na preparação dos alimentos, ao redor do fogão, na padaria e na horta, sempre com um sorriso e a bondade refletidos em seu semblante. Sua maior alegria foi o partilhar, diariamente, o alimento com suas co-Irmãs, com as juvenistas, as internas, tantas outras pessoas, em especial no Colégio São José em Erechim onde esteve por mais de 20 anos.


Comentários