Aberta a 19ª Feira do Livro de Erechim

Os homenageados desta edição são os professores Guilherme Barp e Lionira Maria Giacomuzzi Komosinski.

 
    Aberta oficialmente, na tarde de sábado (21), a 19ª Feira do Livro de Erechim, em solenidade realizada no Palco Boa Vista, na Praça Jaime Lago, com participação da Sociedade Banda de Música de Erechim. O evento contou com a presença do prefeito, Luiz Francisco Schmidt, do presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Dal Zotto, da secretária de Educação, que responde interinamente pela pasta de Cultura, Esporte e Turismo, Vanir Bombardelli, secretários municipais e vereadores, a patrona Neide Lourdes Piran, ex-patronos, homenageados, livreiros e comunidade em geral.

    Com oito expositores e treze espaços institucionais, a feira conta com palco e auditório para palestras, rodas de conversa, shows e atividades permanentes que poderão ser apreciadas durante todos os dias do evento que encerra no dia 28.



   Os homenageados desta edição são os professores Guilherme Barp e Lionira Maria Giacomuzzi Komosinski.

    Em seu pronunciamento, a patrona da Feira do Livro de Erechim, Neide Lourdes Piran, desejou as boas-vindas, parabenizando os organizadores pelo empenho em proporcionar uma diversidade de atrações durante a semana do evento. Falou a respeito do sentido de ser patrona. Conforme buscou nos dicionários, é aquela pessoa que defende uma causa, sendo que acrescentou a isso, aquela pessoa que resiste, o que para ela significa ter encontrado um sentido para si. “Primeiro a uma defesa da importância da leitura; ao direito a uma educação de qualidade e ao conhecimento e, por último, a obter mais uma oportunidade de buscar adeptos para a continuidade da luta pela regeneração da Casa Terra,” explica.

    Para a secretária de Educação, que responde interinamente pela pasta de Cultura, Esporte e Turismo, Vanir Bombardelli, uma feira não significa apenas comercializar livros, mas sim, proporcionar acesso à cultura, às artes, à musica, à dança, à leitura. “As crianças precisam aprender desde cedo o gosto pela leitura, pois só com a leitura e com conhecimento, nós nos libertaremos e nos educaremos com afeto, que é algo tão necessário em um mundo conturbado como o nosso”, enfatiza. Manifestou ainda seu desejo de que os erechinenses abracem a ideia de fazer cultura em Erechim e abracem a Feira do Livro.

    O prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, disse que “a Feira não é maior, nem melhor do que as demais, mas todas as Feiras têm a obrigação de estar a altura de nossa gente. É para isso que realizamos as Feiras, para que a sociedade vá se encontrando e nesse encontro da sociedade, nós continuamos avançando”.



      Logo após as manifestações, foi realizado o descerramento da fita dando abertura oficial da 19ª Feira do Livro de Erechim, com a bênção do bispo dom José Gislon e do pastor Orlando Saab.

Comentários